quarta-feira, abril 04, 2018

36º Salón Internacional del Cómic de Barcelona


Já que tanto se fala sobre a Catalunha e a sua hipotética independência de Espanha, aqui fica a reprodução do cartaz (autor: Jan, mítico criador de Superlópez) em versão catalã do maior evento espanhol de banda desenhada, o 36 Saló Internacional del Còmic de Barcelona, que se realiza, escrevem os catalães, "del dijous 12 al diumenge 15 d'Abril de 2018".

De facto, tendo sido alteradas as datas inicialmente previstas, para o, em versão castelhana, 36 Salón Internacional del Cómic de Barcelona, será agora desde "el Jueves 12 al Domingo 15 de Abril". 
Local: Fira de Barcelona - Montjuïc, junto à Plaza España.

Como sempre acontece nestes eventos (designadamente Barcelona, Angoulême, Amadora), haverá autores e obras vencedores/vencedoras das seguintes categorias: 
  • Mejor obra de autor/autora español/a publicada en España en 2017
  • Autor/Autora revelación español/a del 2017
  • Mejor obra de autor/autora extranjero/a publicada en España en 2017
  • Mejor fanzine español del 2017
  • Gran Premio del Salón del Cómic de Barcelona
Haverá naturalmente várias exposições de grande nível, pela minha parte destaco a antológica das revistas do boom de BD para adultos editadas entre 1978 e 1992, designadamente El Víbora, 1984, Comix Internacional, Cimoc, Rambla, Madriz, Totem
Mas não se podem ignorar mais umas tantas: a dedicada aos 45 anos do popular super-herói Superlópez, criado por Jan; a que é dedicada a Jack Kirby; e às que homenageiam os vencedores dos prémios da edição anterior, casos de Josep Maria Martin Sauri (Grande Prémio do Salão de 2017), de Jaime Martin, que ganhou o prémio para Melhor Obra de Autor Espanhol, com Jamás Tendré 20 Años; de Javi Rey, autor revelação; e para o fanzine Paranoidland.         

Uma vertente sempre valorizadora dos eventos de banda desenhada tem a ver com os autores estrangeiros que irão estar presentes. Por agora, os mais sonantes são: Dave McKean, inglês, que ilustrou as novelas gráficas Orquídea Negra e Asilo Arkham, e foi autor completo de Cages; David Lloyd, inglês, desenhador da novela gráfica V de Vendetta; Vittorio Giardino, italiano, criador das aventuras do detective Sam Pezzo.

Os números da edição de 2017: 
118.000 visitantes;
194 expositores;
50.000m2 de exposições;
27 convidados internacionais;
13 exposições. 
.........................................
Comecei a ir a Barcelona, ao Salón del Cómic/Salò del Còmic, logo no primeiro ano da sua realização, em 1981, e continuei a frequentar o evento por mais alguns anos, em que tive a companhia de vários autores amigos, nomeadamente Eugénio Silva, Luís Diferr, Luís Louro. E lá contactei com alguns autores de nomeada, Carlos Gimenez, Max, Ibañez, Jesús Blasco, Miguelanxo Prado (ainda o conheci quando ele assinava Miguel Angel Prado!) entre outros. 
-----------------------------------------------------
Para ver postagens anteriores relacionados com o tema Festivais Salões BD e afins, bastará clicar nesse item visível em rodapé      

Sem comentários: