quarta-feira, fevereiro 07, 2018

Nuno Saraiva - Autor de BD e Ilustração


Maio de 68, cinquenta anos depois, Nuno Saraiva, ilustrador e autor de BD de méritos reconhecidos em ambos os quadrantes, faz a análise da situação actual e da influência do Maio de 1968 nestas duas formas de arte. 
A sessão será moderada por Rui Lopo.

Local: O evento vai ter lugar na Biblioteca Fernando Piteira Santos/Bedeteca da Amadora.
Avenida Conde Castro Guimarães,6
Amadora  
Dia e hora: 8 de Fevereiro, 5ª feira, início às 18h30

-----------------------------------------------------------

NUNO SARAIVA  

Síntese biográfica (versão mais completa)

 

 

Nuno Jorge de Avelar Teixeira Saraiva, Lisboa, 27 de Agosto de 1969.
Adquiriu formação académica na FBAUL-Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e no IADE-Instituto de Artes Visuais Design e Marketing.

É professor de Ilustração e BD no AR.CO - Centro de Arte e Comunicação Visual.
A sua vasta produção de banda desenhada está espalhada por fanzines (Banda, Comic Cala-Te, Hips!, Efeméride), revistas (Ego, Cosmopolitan) e jornais (O Fiel Inimigo, depois apenas Inimigo, neste sob o pseudónimo Ketch, Independente, Mundo Universitário).
Parte dessa produção está reunida em álbuns: Filosofia de Ponta, sob argumentos de Júlio Pinto, com três tomos editados; para o mesmo argumentista desenhou "Arnaldo o Pós-cataléptico" e "Guarda Abílio". A fazer duo com Paulo Patrício, este enquanto argumentista, desenhou a série "Escrita Fina", publicda no semanário Expresso entre 2004 e 2005.
A "solo" realizou "Os Dias de Bartolomeu", "Zé Inocêncio", "As Aventuras Extra Ordinárias de um Falo Barato".
Faz parte actualmente do colectivo TLS-The Lisbon Studio, onde tem colaborado no TLS Webmag.
É também importante a sua obra na ilustração, designadamente nos livros, de temáticas diversas, "A Crise Explicada às Crianças - Para Miúdos de Direita e Para Miúdos de Esquerda", sob texto de João Miguel Tavares, "Caríssimas 40 Canções - Sérgio Godinho", e "Isto É Um Assalto", com texto de Francisco Louçã e Mariana Mortágua.
Tem estado presente em diversas exposições de BD e Ilustração, individuais e colectivas.
Em 2006 criou imagens para dezasseis receitas de culinária, usando imagens de carácter erótico com os rostos de actores e actrizes do cinema internacional.

Ainda nesse mesmo ano, e continuando a sua criatividade abrangente, incluindo na componente política, desenhou em dezasseis pranchas a cores o episódio "Uma BD Presidencial - Regresso ao Passado?", para a candidatura a PR de Francisco Louçã. 
Em 2010 foi galardoado com o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa, criado por El Corte Inglés e Casa da Imprensa, por uma ilustração sua para a capa do suplemento Ípsilon do jornal Público
Foi o representante de Portugal no 11º Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação - Luanda Cartoon, em Agosto de 2014.
Iniciou em Novembro do mesmo ano a obra em BD "Tudo Isto é Fado", em publicação no semanário Sol - revista/suplemento Tabu - ao ritmo de quatro pranchas por semana, a cores, sendo ele também o argumentista/guionista, sob elementos que lhe foram fornecidos pelo Museu do Fado, responsável pela co-produção. A publicação no semanário terminou em Fevereiro de 2015.

Nesse mesmo ano as bandas desenhadas foram editadas em álbum (tiragem: 2500 exemplares!), numa produção conjunta de Sol/EGEAC - Museu do Fado, e postas à venda a 15 de Dezembro 

--------------------------------------------------------

Os visitantes interessados em visionar outros posts que tenham a participação de Nuno Saraiva poderão fazê-lo clicando no respectivo item visível em rodapé   

Sem comentários: