quarta-feira, outubro 04, 2017

BD de Filipe Melo e Juan Cavia na revista Granta






Granta é uma revista semestral em formato de livro a que não falta a respectiva lombada, com 246 páginas bem apresentadas. O conteúdo do número 9 (Maio 2017) é logo sugerido pela ilustração da capa, da autoria de André Carrilho, e explicitado pelo título constante na página de rosto: Comer e Beber.

A partir daqui não se pode estranhar o teor dos artigos: Bolos Entre Ruínas, de Alexandra Prado Coelho, A Pior Refeição da Minha Vida, de Richard Zimler, Última Ceia, de Ana Margarida de Carvalho, Notas Para a Minha Autobiografia Alimentar, de José Tolentino Mendonça, Come Chocolates, Pequena, de Adília Lopes, e até uma Aula de Culinária, de Djaimilia Pereira de Almeida.

Dado o leit motif deste número da revista, compreende-se perfeitamente a inclusão de uma banda desenhada que tem a ver com o facto de um estranho visitante ter feito longa viagem para, aparentemente, conseguir uma fatia de tarte de maçã. A trama tem consistência e o final é surpreendente e dramático.

Esta banda desenhada foi arquitectada por uma dupla já com créditos firmados na BD portuguesa: Filipe Melo, autor do argumento/guião que se desenvolve ao longo de vinte e quatro páginas, excelentemente desenhadas por Juan Cavia (com correcta legendagem de Pedro Serpa).


Uma surpresa em imagens sequenciais a cores, de muita categoria, que nos traz a revista Granta, de que mostro apenas seis pranchas, suficientes para aguçar o interesse de apreciadores de boa banda desenhada.

Pela publicação neste blogue aqui ficam as devidas vénias aos autores, à editora Bárbara Bulhosa, à chancela Tinta da China, e ao director da revista Carlos Vaz Marques.     
-----------------------------------
A fim de ver postagens relacionadas com o tema Banda Desenhada portuguesa em revistas não especializadas basta clicar no respectivo item escrito em rodapé

Sem comentários: