sexta-feira, janeiro 27, 2017

Luiz Beira, um activista da BD, homenageado com exposição em Viseu


A banda desenhada tem o inquestionável dom de criar activos apaixonados, uns que escrevem argumentos, outros que os desenham, ou seja, os autores; mas há ainda um diferente grupo de pessoas que escreve em jornais e/ou blogues acerca dela, que organiza salões e festivais, que entrevista os tais autores, que edita fanzines, que cria clubes, que funda tertúlias, que faz palestras, que monta exposições...

Entre nós, há umas dezenas de anos que vários nomes se tornaram conhecidos nos meios bedéfilos, e Luiz Beira é um dos mais proeminentes, tendo mantido uma incansável actividade, actualmente mais visível, desde que se tornou blogger no blogue BDBD, que mantém em equipa com Carlos Rico, cartunista e autor de BD.

Em Viseu, onde lhe reconhecem mais fortemente as suas qualidades - até já lá existe a Bedeteca Luiz Beira, composta por doações dele - vai ser homenageado com a exposição «Luiz Beira: a paixão pelas artes - O legado a Viseu» que se inaugurará na Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva, em Viseu, no dia 28 de Janeiro de 2017, sábado, às 16h00.

Nota do blogger: Apesar do frio, eu vou lá estar.

--------------------------------------------
LUIZ BEIRA   

Síntese biográfica

Na área da BD em Portugal, onde estão continuamente a surgir e a desaparecer, quais meteoros, novos críticos e divulgadores, Luiz Beira faz parte dos raros especialistas que se têm mantido em actividade contínua e profícua ao longo de umas dezenas de anos.
Nessa sua intensa e incansável luta em prol da banda desenhada, Luiz Beira colaborou, com textos de divulgação e crítica, em duas revistas da especialidade, Mundo de Aventuras (V série) e Mosquito (V série), mas também em diversos jornais, designadamente Tribuna de Lourenço Marques (1970 e 1971), Notícias de Lourenço Marques, O Popular, semanário de Joanesburgo, África do Sul, Jornal de Almada, Diário do Alentejo e Alentejo Popular.
Foi o fundador do Grupo Bedéfilo Sobredense-GBS, que serviu de base, em 1982, à criação das Jornadas de Banda Desenhada da Sobreda, título posteriormente alterado para Salão Internacional de Banda Desenhada de Sobreda, que se realizou durante alguns anos.
Embora o fanzine Shock  tenha sido começado a editar por "Luvi" com o apoio de Luiz Beira, foi este o continuador editorial do zine, mais tarde herdado por Estrompa.
Também foi Luiz Beira o organizador de um jantar às 5ªs feiras no Parque Mayer, em Lisboa, com a participação de estudiosos, críticos e divulgadores, que posteriormente originou o aparecimento da Tertúlia Shock, semanal,  e Tertúlia BD de Lisboa, mensal, esta ainda a funcionar.
Luiz Beira, ou Alfa Zulu, ambos pseudónimos de Armando Luiz Corrêa, tem-se actualizado na utilização dos novos meios tecnológicos, como seja a internet, onde, em equipa com Carlos Rico, autor de BD, cartunista e também activista da especialidade, mantém com brilhantismo o blogue BDBD Blogue de Banda Desenhada (1)

..............................................................

(1) http://bloguedebd.blogspot.pt/
------------------------------------------------- 
Os visitantes interessados em ver notícias anteriores sobre Exposições BD Avulsas podem fazê-lo clicando no respectivo item inserido em rodapé  

Sem comentários: