quarta-feira, novembro 02, 2016

Carlos Alberto [Santos] - A despedida


CARLOS ALBERTO [SANTOS]

Lisboa, 18 de Julho de 1933, Lisboa, 1 de Novembro de 2016.


Como autor de BD sempre assinou apenas Carlos Alberto, mas nas ilustrações e na Pintura estende a assinatura até ao apelido Santos. Todavia, o nome completo é Carlos Alberto Ferreira dos Santos. 

Nascido em Lisboa a 18 de Julho de 1933, Carlos Alberto surgiu na banda desenhada em 1948 na revista Camarada, com "O Escudo do Sarraceno", dando continuidade à sua carreira de autor de BD na revista Mundo de Aventuras, em 1949, com a transformação em sequências de imagens da novela gráfica, escrita por Augusto Barbosa, "História Maravilhosa de João dos Mares."
  
 

A sua actividade como banda-desenhista não é muito intensa, mas mesmo assim colaborou em várias revistas, designadamente nas já referidas Camarada, e Mundo de Aventuras, (merecendo relevo a quadrinização da obra biográfica "Luís de Camões", em 1972), passando pelo Pisca-Pisca ("O Almirante das Naus da Índia" - 1969).

Tem escassa obra editada em álbum: "Luís de Camões" (Edições ASA, 1990), em reedição da banda desenhada inicialmente publicada na revista Mundo de Aventuras, e colaborou com a quadrinização de um dos contos constantes da obra colectiva "Contos das Ilhas", sob adaptação literária de narrativas tradicionais por Jorge Magalhães.



Foi o autor da capa em formato A3 do fanzine Efeméride (nº2, de 13 de Fevereiro de 2007), dedicado à obra colectiva "Príncipe Valente no Século XXI". Terá sido um dos seus últimos desenhos, considerando que naquela data já tinha fortes limitações visuais.

Notícia de falecimento
Carlos Alberto Santos faleceu ontem, 1 de Novembro. 
O corpo chega hoje entre as 16h30 e as 17h00 à Igreja do Santo Condestável, em Campo de Ourique, Lisboa.
Na quinta feira, dia 3, haverá missa de corpo presente às 10h30, seguindo às 11h00 para o Alto de São João, onde será cremado. 

Sem comentários: