sexta-feira, outubro 28, 2016

Banda Escrita - Argumentista/guionista Rui Zink



Uma exposição de banda desenhada dedicada a Rui Zink pode parecer estranho assim à primeira vista. Mas tudo se explica ao constatar-se que as pranchas de BD que vão estar visíonáveis são de vários desenhadores para os quais Zink fez argumentos/guiões. 
Por exemplo, na composição que ilustra o topo do post, pertencente ao convite enviado para os média, pode admirar-se uma estupenda prancha de BD humorística, desenhada por Manuel João Ramos, dedicada ao anti-herói Major Alverca (sim, Alverca), pertencente a um episódio escrito por Rui Zink e publicado no extinto semanário Independente (edição de 25 de Outubro de 1991).

Para além de Manuel João Ramos (actualmente professor universitário), Rui Zink fez argumentos para outros desenhadores (ver síntese biográfica em baixo)

Exposição na Galeria da Bedeteca da Amadora
28 Out. - 3 Dez. 2016
Inauguração: às 19h00 de 28 Outubro, 6ª feira
Av. Conde Castro Guimarães, 6 - Venteira
2720-119 Amadora
----------------------------------------------
Zink, Rui
Síntese biobibliográfica

Rui Barreira Zink, 1961, Lisboa.
Tem vários livros de ficção publicados: Hotel Lusitano (o primeiro, 1987), Homens-Aranhas, A Realidade Agora a Cores, O Suplente, Apocalipse Nau, Dádiva Divina, O Anibaleitor, A Espera, O Amante É Sempre o Último a Saber, José Vilhena, entre outros.
Em 1984 realizou Pornex 84, uma polémica exposição universitária. 
Tem escrito argumentos para vários desenhadores, designadamente Manuel João Ramos, com o qual fez As Extraordinárias Aventuras do Major Alverca (publicadas no semanário Independente e na revista Kapa, entre 1991 e 1993.
Para o semanário Fiel Inimigo escreveu argumentos/guiões, nos anos 1993/1994 para os desenhadores João Lam e André Carrilho.
Em 1997, ele e o desenhador António Jorge Gonçalves criaram A Arte Suprema, que na altura foi classificada como a primeira novela gráfica portuguesa (a expressão "novela gráfica" está escrita na capa), editada sob a chancela Edições ASA. Apesar do estilo inovador, ou talvez por isso mesmo, esta obra teve êxito de vendas, como o prova uma 5ª edição em 2007.
Em 1999 a tese do doutoramento de Rui Zink em Literatura Portuguesa foi dedicada à banda desenhada (a primeira em Portugal sobre o tema) e publicada em livro sob o título "Literatura Gráfica?".
Em 2000, com desenhos de Luís Louro, foi editado o álbum Halo Casto. 
Em 2007, de novo com António Jorge Gonçalves, é o autor do agumento/guião para outra novela gráfica, intitulada Rei.
No corrente ano de 2016, colaborou no livro Entre Mentes, editado pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, tendo a parte gráfica o contributo de Alice Geirinhas, que seleccionou ilustrações de J.Grandville. Experienciando uma área bem diferente, a banda desenhada nipónica, fez um argumento para uma mangá publicada no Jankenpon - Jornal de banda desenhada (#4-Jun/Jul 2016), com desenhos de Sara Duarte Ferreira. Essa mangá foi publicada em duas versões diferentes, uma para leitura em sentido ocidental, da primeira página para o centro do jornal, outra no sentido de leitura japonês, publicada da última página para o centro, até ambas se encontrarem e terminarem nas páginas centrais, com diferenças entre as duas versões, resultando obra de inquestionável originalidade. 
------------------------------------
Os visitantes interessados em ver notícias anteriores sobre Exposições BD Avulsas ou actividades anteriores da Bedeteca da Amadora, podem fazê-lo clicando nos respectivos itens inseridos em rodapé  

Sem comentários: