quinta-feira, maio 12, 2016

Banda escrita - André Oliveira


Na banda desenhada há, como é do conhecimento geral, duas componentes, o texto e a imagem. Por vezes até se usa a definição para a BD como sendo uma forma de arte verbo-icónica.

O texto, ou seja, a vertente ficcional, é criado pelo argumentista, que prepara o argumento e respectivo guião, e o transmite ao desenhador. (*)

André Oliveira é, na actualidade portuguesa da BD, o mais prolífico argumentista/guionista, e faz questão em colaborar com grande parte dos novos desenhadores, com diversidade de estilos, que estão a surgir no panorama da banda desenhada portuguesa. 

É exactamente essa diversidade de estilos gráficos, sempre apoiados nas ficções criadas pelo André, que vão poder ser apreciados nesta exposição que se apresenta sob um título bem apropriado, Banda Escrita: André Oliveira.

Ou seja: um argumentista também faz banda desenhada, pormenor que nem sempre ocorre ao leitor/visionador da arte sequencial.

Dia, hora e local da inauguração da expo:

12 de Maio de 2016
19h00
Galeria da Bedeteca da Amadora

Bedeteca da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Avenida Conde Castro Guimarães
Amadora 

Entrada Livre 



A exposição estará patente ao público até 11 Junho 2016 

(*) Com frequência, as duas tarefas (argumento e desenho) são executadas pelo mesmo autor       

-------------------------------------------------

ANDRÉ OLIVEIRA

Biobibliografia (Versão actualizada)


André Oliveira nasceu em Lisboa, em 1982, e começou a brincar com Banda Desenhada pouco tempo depois. Davam-lhe pequenos blocos agrafados que ele preenchia com gatafunhos e ditava mais tarde as legendas ao avô, que as redigia cuidadosamente. 

Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, é hoje copywriter na agência Fuel Design. 

Foi co-editor da antologia de banda desenhada portuguesa Zona (que publicou mais de 100 autores nacionais e estrangeiros), editor de BD da Revista Freestyle, organizador/fundador dos Prémios Profissionais de BD e comissário da Trienal Movimento Desenho 2012, tendo organizado o evento BD ao Forte. 

Escreveu os livros de BD "HAWK" (ilustrado por Osvaldo Medina e publicado pela Kingpin Books), "Tiras do Baralho!" (ilustrado por Pedro Carvalho e publicado pela El Pep) os três primeiros números da série "Living Will" (ilustrados por Joana Afonso e editados pela Ave Rara, a sua própria chancela editorial), e "Em Nós" (ilustrados por Ricardo Drumond).

Actualmente, André Oliveira edita curtas de Banda Desenhada na revista CAIS (*) faz parte do colectivo The Lisbon Studio e está a trabalhar em diversos projectos editoriais com vários ilustradores diferentes. 


Em 12 de Maio de 2016 passou a ser o único argumentista português com direito a uma exposição de bandas desenhadas com argumentos de sua autoria.

(*) Pedi a André Oliveira que me fornecesse uma listagem de todos os desenhadores que com ele colaboraram na CAIS. desde o início, Junho de 2012. 
Eis a lista, até Janeiro de 2016:

Pedro Brito


Carlos Páscoa 

Ricardo Venâncio

Ricardo Cabral

Pedro Cruz

Paula Almeida

Jorge Coelho

Ricardo Reis

Marta Teives

Ricardo Drumond

André Caetano

Susana Carvalhinhos

Inês Galo

Xico Santos

Pepedelrey

Sónia Oliveira

Joana Afonso

Pedro Potier

Sérgio Marques

Osvaldo Medina

António Silva

Ana Oliveira

Pedro Carvalho

Pedro Ribeiro Ferreira

Carla Rodrigues 

Nuno Lourenço Rodrigues

Afonso Ferreira

Patrícia Furtado

Bernardo Majer

David Cerqueira

João Sequeira

Nuno Frias

Pedro Serpa

Selma Pimentel

Susa Monteiro

Susana Resende

Tiago Lobo Pimentel 
   
-------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver notícias anteriores sobre Exposições BD Avulsas podem fazê-lo clicando no respectivo item inserido em rodapé  

Sem comentários: