sábado, abril 02, 2016

Pub e BD - Carlos Alberto



 Há muita publicidade concretizada através da banda desenhada. Mas reproduzir este tipo de BD aqui no blogue não é uma decisão pacífica, pode colidir com as normas da blogosfera.

Por isso, antes de passar para o Divulgando Banda Desenhada esta peça publicitária intitulada "O Segredo da Cápsula D - Uma Aventura de Tony", da autoria de Carlos Alberto (Santos), tentei certificar-me de qual a situação da marca citada pelas personagens - tio Jorge, Tony e o pai -, e recorri ao google (passe a publicidade :-) que me deu a resposta: a marca já está expirada em Portugal.

Esta banda desenhada foi oferecida como separata num exemplar da revista O Mosquito (V série-Nº11-Dez. de 1985). Trata-se de uma curiosa peça, de boa dimensão (21x29cm) e de alguma raridade. 
-----------------------------------------------

CARLOS ALBERTO [SANTOS]

Síntese biobibliográfica (2ª versão)
   

Como autor de BD sempre assinou apenas Carlos Alberto, mas nas ilustrações e na Pintura estende a assinatura até ao apelido Santos. Todavia, o nome completo é Carlos Alberto Ferreira dos Santos. 

Nascido em Lisboa a 18 de Julho de 1933, Carlos Alberto surgiu na banda desenhada em 1948 na revista Camarada, com "O Escudo do Sarraceno", dando continuidade à sua carreira de autor de BD na revista Mundo de Aventuras, em 1949, com a transformação em sequências de imagens da novela gráfica, escrita por Augusto Barbosa, "História Maravilhosa de João dos Mares."

A sua actividade como banda-desenhista não é muito intensa, mas mesmo assim colaborou em várias revistas, designadamente nas já referidas Camarada, e Mundo de Aventuras, (merecendo relevo a quadrinização da obra biográfica "Luís de Camões", em 1972), passando pelo Pisca-Pisca ("O Almirante das Naus da Índia" - 1969).

Tem escassa obra editada em álbum: "Luís de Camões" (Edições ASA, 1990), em reedição da banda desenhada inicialmente publicada na revista Mundo de Aventuras, e colaborou com a quadrinização de um dos contos constantes da obra colectiva "Contos das Ilhas", sob adaptação literária de narrativas tradicionais por Jorge Magalhães.

Foi o autor da capa em formato A3 do fanzine Efeméride (nº2, de 13 de Fevereiro de 2007), dedicado à obra colectiva "Príncipe Valente no Século XXI".
-----------------------------------
Vejam as duas postagens anteriores deste tema, clicando no item: Publicidade em BD, visível no rodapé

Sem comentários: