sexta-feira, abril 08, 2016

A História de Portugal tem Super-Heróis?



Vistas pelo prisma do humor e da caricatura, as personagens que se destacaram ao longo da História de Portugal por feitos heróicos ou notáveis, podem ganhar contornos de divertidos super-heróis. Esse terá sido o ponto de vista de um duo de criativos de banda desenhada, o argumentista António Gomes de Almeida e o desenhador Artur Correia, autores da obra em dois volumes Super-Heróis da História de Portugal, tendo sido editado o primeiro volume em 2004 e o segundo em 2006.

Nesses dois tomos foram incluídos vinte e oito figuras da nossa história, catorze em cada um deles, sem qualquer ordem, cronológica ou alfabética.

É essa obra que vai ser reeditada, mas em fascículos, num total de 14 entregas grátis, a partir de amanhã, 9 de Abril, sábado (*), pelo jornal Correio da Manhã.

   
Cada fascículo, que será publicado às sextas, sábados e domingos (excepto esta semana, em que se inicia ao sábado), conterá dois episódios. 
A ordem de publicação (não idêntica à dos livros, mas também não obedecendo a qualquer cronologia histórica), vai ser a seguinte:

1ª entrega - 9 Abril - Vasco da Gama e Fernão  Vasques
2ª entrega - 10 Abril - Aristides Sousa Mendes e Dona Antónia
---------------
3ª entrega - 15 Abril - Salgueiro Maia e Henrique de Menezes
4ª entrega - 16 Abril - Maria da Fonte e Geraldo Geraldes
5ª entrega - 17 Abril - Padeira de Aljubarrota e Deuladeu Martins
---------------
6ª entrega - 22 Abril - Soldado Milhões e Gonçalo Mendes da Maia 
7ª entrega - 23 Abril - Fernão Mendes Pinto e Paio Peres Correia
8ª entrega - 24 Abril - Martim Moniz e Pêro da Covilhã
---------------
9ª entrega - 29 Abril - Viriato e Leonor da Fonseca Pimentel
10ª entrega - 30 Abril - Afonso IV e Salvador Correia de Sá
11ª entrega - 1 Maio - Pedro Nunes e Caramuru
---------------
12ª entrega - 6 Maio - Zé do Telhado e Carvalho Araújo
13ª entrega - 7 Maio - O Magriço e Condessa Mumadona
14ª entrega - 8 Maio - Marquês de Marialva e Inês Negra

(*) Peço desculpa pelo erro de ter indicado 8 de Abril, sexta feira, o início da publicação dos fascículos. Afinal, nesta primeira semana, contrariamente às restantes, começa ao sábado.     


(Postagem de 8 de Abril de 2016 pela 01h00) (Correcção publicada às 21h30 de 8 de Abril)
 
--------------------------------------------
ARTUR CORREIA

Biobibliografia

Artur Costa Correia, 20 de Abril de 1932, Lisboa.
Cursou a escola Industrial Machado de Castro.
 
---------------------------------------------
ANTÓNIO GOMES DE ALMEIDA

Biobibliografia


António Gomes de Almeida, 8 de Abril de 1933, Lisboa

---------------------------------------------
Os interessados em ver textos anteriores da rubrica "BD portuguesa nos jornais", poderão fazê-lo clicando no respectivo item visível em rodapé  

3 comentários:

Santos Costa disse...

Lino
Esclarece lá essa coisa das datas, uma vez que 8 de Abril é hoje e o jornal não traz qualquer encarte de BD, fazendo apenas menção de que publicará amanhã o 1º fascículo. Isso quer dizer, a ser assim, que às datas indicadas acresce mais um dia.

Aproveito para dizer que não continuei a comentar no seu "post" de O Falcão porque nada tenho a acrescentar ao que foi dito, tendo ficado com a sensação que o meu comentário, no que te tocou, causou alguma crispação, o que nunca esteve no meu intuito causar. No entanto, se assim o tomaste, peço desculpa.

Abraço
Santos Costa

Geraldes Lino disse...

Costa

Sim, errei na informação, mea culpa. A ideia com que fiquei inicialmente, era a de que a publicação seria sempre às sextas, sábados e domingos. Não me apercebi de que esta primeira entrega seria diferente, isto é, o dia de início seria o sábado (amanhã, dia 9). Eu próprio comprei hoje, 6ª feira, o jornal Correio da Manhã (expressamente por causa do encarte) e constatei que não havia encarte algum, e que, por conseguinte, tinha metido água na informação.
Obviamente, tive a noção de que teria de corrigir o "post", mas já tinha combinado ir almoçar com um amigo e depois irmos ao cinema Ideal (um cinema que merece ser apoiado) ver o filme português "John From", de João Nicolau.
Embora com atraso, e dando azo a que alguém tenha comprado o jornal desnecessariamente (como foi o teu caso), só há umas horas antes é que corrigi a postagem.

Quanto ao tema dos encartes da revista Visão: confesso que nem sempre me apercebo de haver comentários num determinado post; quando reparei, admito que aquela discussão estava a ser assaz desagradável para mim. Julgo que a resposta global que lá inseri foi suficientemente explícita em relação ao meu anterior silêncio.

Abraço,
Geraldes Lino

Santos Costa disse...

Caro Lino

Não, não comprei o jornal de sexta, mas os dois seguintes, o de sábado e o de domingo, mandando reservar os restantes, esses de publicação nos três dias da semana, conforme divulgas.
A propósito, uma vez que se fez escarcéu com o papel da BD publicada na Visão, estranho que não se faça com o papel destas publicações, semelhante (se não mesmo igual) ao do tablóide. Presumo que a obra merecia outro veículo gráfico, mas não se pode exigir quando o "cavalo é dado e se não olha para os dentes", através do (apenas) o custo do diário.
São critérios, mas eu preferia dar mais um euro para ter um papel "encadernável". De qualquer forma, a ideia é óptima e é de dar os parabéns a quem consegue penetrar nestas veículos de difusão de BD, como é o caso da Reverso, em que é editor e possivelmente proprietário João Alexandre Pombeiro.
Repito, para que não haja dúvidas: boa ideia; pertinência; veículo periódico ideal; apenas o papel do miolo que não acompanha - quanto a mim - a parte positiva da iniciativa, principalmente para aqueles que, como eu, têm a mania de encadernar tudo.

Um grande abraço

Santos Costa