sábado, outubro 03, 2015

José Vilhena - O Fim










José Vilhena terminou na madrugada de hoje, dia 3 de Outubro, o seu longo percurso de vida que durou oitenta e oito anos, tornado penoso na fase final pelo implacável Alzheimer.

Homem de talento plurifacetado, de grande coragem e impressionantemente prolífico, Vilhena escreveu e ilustrou dezenas de livros e foi editor de diversas revistas, sendo ele igualmente quem escrevia os textos e os ilustrava, além de compor cartunes e bandas desenhadas, das quais a mais constante e popular tinha por personagem fixa uma atraente repórter chamada Dorita, sempre activa nas suas sondagens, explanadas em duas páginas plenas de sátira a costumes e situações sociais e políticas. 
Mas igualmente inesquecíveis foram os pastiches porno em que utilizava as personagens dos Peanuts, com destaque para Charlie Brown, Lucy e Snoopy, decerto à revelia de Schulz.

As revistas que editou foram bem populares, sendo a primeira, logo em Maio de 1974, intitulada Gaiola Aberta. Após ter publicado várias outras, a sua actividade editorial terminaria com uma 2ª série daquele primeiro título, já no decorrer do ano 2000.

Em todas elas fervilhava o seu espírito crítico, pleno de humor cáustico e sentido político acutilante.

Antes do 25 de Abril de 1974, Vilhena tinha sido perseguido pela censura, e o lápis azul daquela sinistra instituição fez desaparecer das livrarias uma parte substancial das tiragens das mais de cinco dezenas de livros de sua autoria, que editou às próprias custas.

Imagens que ilustram a postagem: 

1 - Vilhena - Auto-retrato em pintura

2 - Vilhena - Fotografia recente

3 - "Gaiola Aberta - Quinzenário de Mau Humor"- Capa do Nº2 - 1ªsérie - Maio 1975 

4 e 5 - Dorita e Suas Sondagens: Acha Que Este País Tem Futuro? 
           (Duas pranchas da banda desenhada protagonizada por Dorita, a    personagem que Vilhena mais frequentemente utilizou na área da BD)

6 - "Fala Barato - Jornal Satírico" - Capa do Nº34 - Dezembro 1990

7 - "O Cavaco - Pasquim Abjecto" - Capa do Nº5 - Fevereiro 1995 

8 - "O Moralista - Revista Cultural de Artes e Letras :-)" Capa do Nº64 - Set. 2002

9 - "Gaiola Aberta - Revista de humor fundada em 25 de Abril de 1974" - Director Vitalício: José Vilhena -Nº17 (2ªSérie) - Setembro 2004

10 - Capa do livro "Contos de Terror", uma antologia de dezassete contos de terror, de autores estrangeiros, em edição e tradução de J.Vilhena 
- circa 1962
Nota - Infelizmente, ao ser encadernado, o encadernador aparou ligeiramente a capa do livro, assim desaparecendo a assinatura.
Trata-se de uma raridade, pertencente à colecção do Dr. António Monteiro
----------------------------------------------------------------

JOSÉ VILHENA
Síntese biográfica

José Alfredo de Vilhena Rodrigues nasceu a 7 de Julho de 1927, em Figueira de Castelo Rodrigo, e faleceu em Lisboa a 3 de Outubro de 2015.

Fez o curso liceal em Lisboa, e frequentou até ao quarto ano de arquitectura na ESBAP - Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Após o serviço militar, em 1952, o seu nome aparece como cartunista e caricaturista no jornal Diário de Lisboa, e em 1955 começa a colaborar na revista Mundo Ri. onde esteve até  ao fim da publicação,em 1966.

Finda a colaboração no matutino lisboeta, em 1958, lança-se na escrita crítica e humorística de maior fôlego, e o resultado são dois livros, ambos editados em 1960, Manual de Etiqueta e História Universal da Pulhice Humana, que de imediato foram retirados das livrarias pela PIDE, outra sinistra instituição do Estado Novo que era a concretizadora das decisões da censura. 
Vilhena deu-lhes bastante trabalho, visto que a sua produção chegou a ser de um livro por mês, atingindo a impressionante fasquia de catorze títulos num único ano, com tiragens de quarenta a cinquenta mil exemplares de alguns dos seus livros.

A actividade polifacetada de Vilhena manifestou-se fulgurantemente nas revistas que editou. A primeira, intitulada Gaiola Aberta teve o seu lançamento em Maio de 1974.

Talvez para renovar o interesse do público, Vilhena foi desactivando os anteriores títulos e editando periodicamente outros: Fala Barato, O Cavaco, O Moralista, recuperando a Gaiola Aberta, numa 2ª série, sua derradeira aventura editorial, que durou até meados de 2006.

Escritor, pintor, cartunista, caricaturista, editor, até distribuidor, José Vilhena, personagem ecléctica foi também autor de banda desenhada, pelo que foi homenageado pela Tertúlia BD de Lisboa em Janeiro de 2004. 

A imagem que ilustra esta síntese biográfica
é um auto-retrato em pintura de Vilhena

2 comentários:

ANC disse...

Olá,

Mais um grande autor que nos deixa.

Foi em Maio de 1974.

Grande abraço

André

Geraldes Lino disse...

É verdade, André Conceição. Um grande autor de enorme eclectismo e grande coragem. Uma personalidade fascinante. Não sei se você estava na Tertúlia BD de Lisboa quando ele foi homenageado. Nessa altura, você ia à tertúlia com frequência...

Abraço.