segunda-feira, agosto 31, 2015

Tertúlia BD de Lisboa --375º Encontro - Setembro 2015

Em cima: Uma bd curta (duas pranchas), sem título, da autoria (desenho, argumento e legendagem) de André Pacheco. Esta bd está incluída no programa da Tertúlia BD de Lisboa e será distribuída por todos os participantes do encontro no dia 1 de Setembro.
 

André Pacheco é o Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa no encontro do dia 1 de Setembro de 2015.

375 encontros/convívios mensais já realizados significa um longo e profícuo percurso desta tertúlia lisboeta que, sem falhas, tem sempre um autor de BD/ilustrador como Convidado Especial a participar em cada encontro.




Em cima: Imagens de encontros da Tertúlia BD de Lisboa

Há quem se espante, e pergunte: mas tem havido tanta gente a fazer BD? Sim, é um facto que, ao longo destes trinta anos de existência da tertúlia, há sempre gente nova que aparece a fazer bandas desenhadas - caso do André Pacheco, autor da curta de BD (duas pranchas) a ilustrar o "post" - , em especial nos seus próprios fanzines, ou nos de outros faneditores.

O problema com que se deparam estes novos da BD portuguesa é o de, na maior parte dos casos (*) - não lhes ser viável ganharem a vida à conta da BD, e acabam por trabalhar como ilustradores (inclusive, de livros escolares), ou na publicidade, e, em casos esporádicos, a de verem publicada uma obra de BD que andaram a construir nos tempos livres. 

(*) Como é do conhecimento de quem anda a par do que se passa no nosso nicho da BD, há cerca de uma dezena de desenhadores a trabalhar para os comics dos Estados Unidos da América.
----------------------------------------------------------
ANDRÉ PACHECO

Síntese biobibliográfica 

André Pacheco nasceu em Beja a 3 de Agosto de 1985. 
Reside em Vila Nova de Santo André, onde cresceu e estudou.
 

Trabalha na área do desenho técnico, mas desde cedo o fascínio pelo cinema de animação e pela banda desenhada o levaram a interessar-se pela obra de vários autores. Na génese desse interesse pelo desenho esteve o seu pai, ligado desde sempre à área artística.

André Pacheco explora o carvão e várias técnicas mistas, incluindo pastel e aguarela, como ferramenta expressiva e forma de materialização de experiências ficcionais.
Fascina-o o quotidiano, as deambulações das almas, a insanidade e a relatividade da existência.


A sua primeira participação como autor de banda desenhada surgiu a convite da Escola Secundária Padre António Macedo, no âmbito das celebrações do 25 de Abril. 

Seguiu-se uma colaboração com a Associação Intervir, com ilustrações para um conto infantil sobre a discriminação social.

Também deu workshops de banda desenhada a alunos dos 2º e 3º ciclos do Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Mil Fontes, no âmbito das aulas de Educação Visual.

Actualmente colabora com as suas bandas desenhadas e ilustrações para a revista Cena’s, do AJAGATO - Grupo Amador de Teatro de Santo André e para o fanzine Purga de Heitor Joshua. Entre os vários trabalhos que já realizou destaca-se a arte gráfica do EP da Banda Artic Fire.


Expôs no Centro Cultural Emmerico Nunes, em Sines, na Sociedade Harmonia Eborense, no O2 CAFÉ, em Vila Nova de Santo André, e no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora - no âmbito de um concurso de banda desenhada promovido pela organização.


Este ano ganhou o Prémio Geraldes Lino 2015, atribuído pela Bedeteca de Beja. Teve também patente uma exposição no XI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.

  
---------------------------------------------------------
375.º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa
1 de Setembro, das 20h às 23h

Entrada livre
Casa do Alentejo
Rua Portas de Santo Antão, n.º 58
Lisboa

---------------------------------------------------------
Lista de participantes acrescentada "a posteriori" 

1- Álvaro
2- Ana Catarina Tiago

3- Ana Lúcia Tiago
4- Ana Oliveira
5- André Pacheco (Convidado Especial)
6- Bruno Caetano
7- Carlos Gonçalves
8- Célsia Alves
9- Cristina Orrico
10- Dolores Oliveira
11-  Filipe Duarte

12- Geraldes LIno
13- Hugo Tiago
14- Isabel Viçoso
15- João Vidigal
16- João Paulo Sá-Chaves
17- João Monsanto

18- João Vidigal
19- Lena Justino

20- Miguel Sousa Ferreira  
21- Milhano
22- Moreno 
23- Pedro Sobral
24- Rodrigues Vaz
25- Rui Domingues 
26- Victor Jesus

---------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens deste tema poderão fazê-lo clicando no item Tertúlia BD de Lisboa incluído em rodapé       

Sem comentários: