quinta-feira, julho 16, 2015

Exposições BD Avulsas - Viriato na Banda Desenhada


Viriato é uma figura de grande prestígio histórico, tendo já dando azo a várias abordagens por autores de BD, que transformaram em arte sequencial episódios da vida do herói lusitano. 

Devido ao fascínio do tema e da personagem, houve uns tantos banda-desenhistas portugueses, e não só, que realizaram episódios em bandas desenhadas. 

São essas bandas desenhadas que, reunidas, constituem a exposição intitulada "Viriato na Banda Desenhada" inaugurada hoje, 16 de Julho, no Espaço Inovinter, na Cidade de Moura.

Autores representados: Artur Correia, Baptista Mendes, Crisóstomo Alberto, Eugénio Silva, Fernando Bento, João Amaral, José Garcês, José Ruy, José Salomão, Pedro Castro, Victor Mesquita, portugueses; Chuty e Manuel Gago, espanhóis.

A mostra é uma co-produção da Câmara Municipal de Moura e do Grupo de Intervenção e Criatividade de Viseu-GICAV, com colaboração da Câmara Municipal de Viseu, Junta de Freguesia de Viseu, Instituto Português de Desporto e Juventude e Inovinter - Polo de Moura.

A exposição estará visitável até 2 de Agosto.

Autor do cartaz: José Garcês

----------------------------------------------- 
Os visitantes interessados em ver notícias sobre exposições anteriores poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD Avulsas

2 comentários:

Santos Costa disse...

Sobre esta exposição e este trabalho do GICAV tenho a dizer que é, como se costuma dizer, espectacular. Mais ainda, é oportuna, porque nos traz uma figura pré-nacional de grande valia, diria mesmo universal, reunindo em si o esforço e a entrega da resistência ao jugo, a qualquer jugo.
O GICAV está de parabéns. De parabéns estão também todos os companheiros desenhadores e autores dos textos das BD's sobre o Viriato. E tu, Lino, de certo forma também, porque és um resistente, um Viriato.
Quem me conhece sabe que o meu feitio nem sempre é fácil, mas sou autêntico no que digo: quando gosto, quando aprecio, quando me é dada a oportunidade de enaltecer, nada me faz calar esta forma de me exprimir.
Viva o GICAV!

Carpe Diem

Geraldes Lino disse...

Caro amigo Santos Costa

Todos nós somos resistentes, nós os que já estamos com uma idade provecta (no AO90 não me espantará que haja quem escreva "proveta", é cortar à toa nas consoantes, vilanagem!).
Mais depressa eu pensasse nisso, e não é que o dicionário da "Google" (?) sublinhou a palavra a vermelho, não reconheceu o vocábulo, e quando me mostrou a lista só lá estava "proveta"? Que tristeza!

Abraços.
GL