domingo, junho 28, 2015

BD portuguesa em revistas não especializadas - Autor: Miguel Santos







No segundo número da revista "Gerador", de Outubro de 2014 (*) há, logo a abrir, uma frase manuscrita, desenhada, na qual se afirma que "ser segundo não é ser o primeiro dos últimos", assim contradizendo um chavão muito querido dos jornalistas e comentadores desportivos.

O texto ao lado, impresso normalmente, escrito por Pedro Saavedra, editor e director, começa por dizer que "(...) Uma revista sobre cultura portuguesa que sai para as bancas com 5000 exemplares, uma dúzia de cronistas, uma mão cheia de ilustradores e quatro obras inéditas não pode ser um sucesso imediato (...)".

Noutros parágrafos do citado texto editorial há frases que soaram como acordes melodiosos de música de Vivaldi a este bloguista. Leiamo-las:

"Ser número 1 não é o mais importante, há números dois muito mais inspiradores. Desde a estrada nacional 2, que liga todo o interior de Portugal, a uma BD inédita sobre as medalhas de prata (...)"

"(...) A nossa revista vai ter sempre uma história de BD. Mesmo que só sobrem duas páginas para publicar, vamos ter sempre histórias aos quadradinhos. Os egípcios e o tio patinhas nunca nos perdoariam essa falta (...)".

A sério, gostei desta conversa. E quanto à banda desenhada de Miguel Santos, tem dedicatória implícita aos segundos lugares - leitmotiv de toda a revista -, no seu título "A Medalha de Prata".

Quem o quiser comprovar terá de a verler (**) na revista, porque aqui no blogue apenas fica um aperitivo (a devida vénia aos editores e ao autor) com a reprodução de quatro das sete pranchas a cores que a compõem.

Quase que em nota de rodapé, não poderia deixar de referir que, para além da banda desenhada propriamente dita, há um texto crítico sobre BD, excelente, escrito pelo meu amigo bloguista Nuno Pereira de Sousa (quando o conheci, ele usava o pseudónimo "Enanenes", e assim o continuo a tratar) que afirma, peremptoriamente: "O segundo melhor livro de BD portuguesa 2014 é O Desenhador Defunto". 
Será que Francisco Sousa Lobo, o autor, se melindrará com a classificação?  


Ficha técnica
Título: Revista Gerador
Nº 2 - Outubro 2014
Periodicidade: Trimestral
Tiragem: 5000 exemplares
Proprietário e editor: Associação Cultural Gerador
Av. Infante Santo, 60L - 3ºA
1350-179 Lisboa 


(*) A "Gerador" vai no nº4, editado em meados de 2015

(**) Um neologismo criado por mim, esta junção de dois verbos num só, para uso na BD. Espero não chocar demasiado os linguistas mais puritanos.
--------------------------------------------------
MIGUEL SANTOS

Síntese biobibliográfica

Miguel Santos, Setembro de 1980, Luanda
Tem formação em História e Arqueologia, e cursou Ilustração e BD no AR.CO - Centro de Arte & Comunicação Visual.

Tem-se dedicado em especial a trabalhar para editoras americanas de jogos de tabuleiro e Role Playing Games.

Também tem realizado bandas desenhadas para várias publicações, entre elas o fanzine Zona, a revista Gerador (Out. 2014) e o álbum colectivo Portugal 2055, sendo que nesta mais recente obra (Junho 2015) a bd foi feita sob argumento de Bruno Pinto.

--------------------------------------------------

Para os visitantes que quiserem ver postagens anteriores relacionadas com o tema BD Portuguesa em revistas não especializadas bastar-lhes-á clicar no respectivo item visível em rodapé

Sem comentários: