segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Tertúlia BD de Lisboa - 368º Encontro - Fevereiro 2015


Um momento da Tertúlia BD de Lisboa - TBDL, num dos restaurantes 
da Casa do Alentejo.
Foto de Álvaro (afixação aqui no blogue "a posteriori")


Como sabe qualquer habitual visitante da blogosfera, basta ampliar as imagens para que fiquem legíveis os textos que estão no topo da postagem. Ficarão assim a conhecer o percurso artístico do ilustrador, storyboarder de filmes de animação e autor de BD Ricardo Venâncio, o Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa, no seu 368º Encontro, que se realizará a 3 de Fevereiro, a partir das 20h00, na Casa do Alentejo.
Todos os autores de BD, coleccionadores e apreciadores em geral estão permanentemente convidados. É só aparecerem, sentarem-se, jantarem, conviverem, participarem no sorteio interactivo de peças de BD, antigas e modernas, e a certa altura ouvir o Convidado Especial a fazer a sua apresentação.

Que não será muito diferente da sua autobiografia que a seguir aqui se apresenta:

...............................................................
RICARDO VENÂNCIO

Autobiobibliografia 

Ricardo Venâncio é um ilustrador de Lisboa que cresceu nos anos 80, no meio de edições brasileiras de BD de super-heróis, Príncipe Valente, desenhos animados aos Sábados de manhã e todo o tipo de fantasia a que pudesse ter acesso. 
Apesar do desenho não ter sido o seu hobby principal durante a infância, havia sempre um lápis e papel por perto, nem que fosse para criar uma aventura da sua versão do Batman ou dos X-Men. A educação formal em Artes veio no Ensino Secundário, ingressando na Escola António Arroio, onde fez o Curso Geral de Artes. Em 1997/98, frequentou o Curso de Ilustração do CITEN na Fundação Gulbenkian e um ano depois foi admitido no estúdio franco-belga NeuroPlanet, onde teve formação e trabalhou como storyboarder para animação.
Em 2004, Ricardo ingressou no mercado da ilustração comercial, trabalhando para clientes como Jornal de Notícias, Jornal i, Expresso, Visão, Men’s Health, Penthouse Portugal, Porto Editora, Guerra e Paz, etc.
Em 2006, foi convidado pela banda Blasted Mechanism a criar o visual do álbum Sound In Light, incluindo os fatos de palco, capa do CD e production design de um dos vídeos promocionais.
   
Em 2009, publicou Defier pela editora El Pep, em 2010 participou na publicação colectiva The Lisbon Studio MAG #1, em 2011 desenhou a segunda parte do livro La Centurie des Convertis, da editora francesa Fauvard Editions (com cores do também português Manuel Morgado), e mais recentemente, teve histórias publicadas nas colectâneas Zona Desenha, KaBOOMbox, do grupo Brand New Nostalgia, Apocalypse Tarot e Racconti Indiani da editora italiana Passenger Press, e Crumbs da editora Kingpin Books.
Em 2013, juntamente, com o colega Jorge Coelho, Ricardo participou também na ilustração da colectânea da série de filmes Zatoichi, the Blind Swordsman, da Criterion Collection.

Entre 2005 e 2007, fez parte do estúdio da Bica, ao lado de João Lemos, Nuno Plati e Ricardo Tércio. Entre 2007 e 2011, integrou o colectivo do The Lisbon Studio.

Actualmente, Ricardo trabalha maioritariamente como storyboarder para publicidade e professor de Desenho e Storyboard na Etic, enquanto prepara o seu contínuo “work in progress”, um webcomic autoral chamado Hanuram, the Golden.
Em Fevereiro, prepara-se também para colorir a mini-série The Ludocrats, escrita por Kieron Gillen e Jim Rossignol, e desenhada por David Lafuente, para a Image Comics.

Ricardo vive em Lisboa com a sua gata Sumi entre blocos de desenho e livros, e não gosta particularmente de falar ou escrever sobre si na terceira pessoa.


http://2depaus.blogspot.pt
https://www.facebook.com/RicardoVenancioArte


 ---------------------------------------------------------------

Lista de participantes fornecida por Inês Ramos - elemento do quarteto (fantástico:-) que desde Julho de 2013 dirige a TBDL - aqui acrescentada "a posteriori"


1. Álvaro
2. Ana Oliveira
3. Ana Oliveira II
4. Ana Perdigão
5. Ana Saúde
6. António Isidro
7. Bruno Caetano
8. Célsia Alves
9. Diogo Carvalho
10. Domingos Abecasis
11. Falcato
12. Gastão Travado
13. Geraldes Lino
14. Helder Jotta
15. Inês Ramos
16. Joana Morgado
17. Joana Vantache
18. João Tércio
19. João Vidigal
20. Jorge Coelho
21. José Maria Pimentel
22. José Pinto Carneiro
23. Lúcia Cesário
24. Luís Graça
25. Marta Patalão
26. Moreno
27. Nuno Duarte
28. Outro Nuno
29. Patrícia Furtado
30. Paulo Costa
31. Pedro Potier
32. Pedro Vieira
33. Policarpo
34. Ricardo Venâncio
35. Rui Domingues
36. Sá Chaves
37. Sara Patalão
38. Tiago Bulha
39. Victor Jesus 
----------------------------------------------------- 
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens deste tema poderão fazê-lo clicando no item Tertúlia BD de Lisboa incluído em rodapé 

Sem comentários: