sexta-feira, outubro 10, 2014

Exposições BD Avulsas (Lisboa e Alcobaça) - 25 Anos do Centro Belga de Banda Desenhada


Surpreendentemente, vamos ter um evento que me parece inédito: Semana da Bélgica em Portugal. E observando o cartaz, nada há que remeta para a banda desenhada. Mas sendo do conhecimento geral que a Bélgica é um país onde a BD é notoriamente acarinhada - até há um Musée de la Bande Dessinée em Bruxelas -, não surpreende que, ao ler-se o programa do evento, se verifique haver uma exposição que tem por finalidade comemorar Os 25 Anos da BD do Centro Belga de Banda Desenhada.

E a propósito desta exposição, Jean Auquier, director do acima citado aniversariante Centre Belge de la Bande Dessinée - CBBG, estará no dia 15 de Outubro, às 19h, na Mediateca do Institut Français de Portugal, para realizar uma conferência.

Quem nunca tenha visitado o CBBG,ficará com uma ideia quer do edifício, quer do seu acervo, ao ler o seguinte texto:

Montra da cultura belga, o Centro Belga de Banda Desenhada propõe, em mais de quatro mil metros de plataformas, uma série de exposições permanentes e temporárias que oferecem aos seus visitantes um panorama excepcional da banda desenhada europeia. Está sediado num magnifico edifício “Arte Nova” desenhado por Victor Horta (1906) e recebe mais de 200.000 visitantes por ano. Centro de documentação único no mundo, o CBBD é também a ligação reconhecida entre a profissão BD – autores, editores – e os diferentes públicos.

Para tornar o evento mais aliciante, a gastronomia estará ao lado da BD. É o que reza o programa, que me limito a copiar e colar:


A Semana da Bélgica em Portugal é uma iniciativa da Embaixada da Bélgica que se realiza entre 11 e 19 de Outubro próximos, em Lisboa e Alcobaça, com um programa diversificado e abrangente.
Oportunidade de conhecer a cultura e a gastronomia belga através de diversas manifestações e protagonistas, desde os reconhecidos mexilhões, cerveja e chocolate até outros, menos conhecidos mas igualmente merecedores de descoberta.

Degustações de cerveja, workshops de culinária e chocolate, recital de piano, concerto de música pop, leituras de poesia, conferência pelo director do Museu da BD de Bruxelas, são algumas das actividades propostas.
Todas as actividades são de entrada livre, excepto quando indicado.
Destaques
Sexta-feira, 10 Outubro
• 19:00, Institut Franco Portugais
Inauguração Exposição 25 anos da BD
De 11 a 19 Outubro
• Restaurante Moules Beer (Campo de Ourique),
Menu Belga
Couvert, Moules Menière, oferta de uma cerveja belga – 10€
Sábado, 11 Outubro
• 10:30 – 15:00, Embaixada da Bélgica
Dia de portas abertas
Beberete com especialidades belgas e mostra de obras de artistas participantes na exposição Belgic'art – made in Portugal
Segunda-feira, 13 Outubro
• 11:00, CCB (Centro Cultural de Belém)
Conferência Os Duques de Borgonha, Filipe o Bom e Carlos o Temerário
Pelos Prof. Marc Quaghebeur, poeta e ensaísta e director do Arquivo e Museu da Literatura de Bruxelas e Prof. Luís Adão da Fonseca, especialista em História Medieval
• 16:00, Hotel Sofitel, sujeito a inscrição: info@cclbl.com
Workshop de Chocolate Belga
Com Paulo Torres, Chef de pastelaria do Restaurante AdLib
• 18:30, Museu da Música
Música ao vivo e beberete
Quarta-feira, 15 Outubro
• 19:00, Institut Franco Portugais
Exposição 25 anos da BD - Conferência de Jean Auquier (Director do Museu da BD)
Quinta-feira, 16 Outubro
• 14:00 – 15:00, Lycée Français Charles Lepierre
Intervenção do Embaixador da Bélgica, Bernard Pierre, sobre Tintin
• 18:00, Restaurante do El Corte Inglès, sujeito a inscrição: info@cclbl.com
Degustação de cerveja belga
Com a DCN Beers
-----------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que queiram ver os restantes 62 "posts" sobre exposições avulsas (ou seja, não inseridas em festivais BD,poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD Avulsas visível no rodapé          

Sem comentários: