segunda-feira, setembro 22, 2014

Exposições BD Avulsas (Treviso) - Quadradinho: Sguardi sul Fumetto Portoghese - Treviso Comic Book Festival






Em Itália, o Treviso Comic Book Festival é um evento de prestígio, considerando que já existe há onze anos. A presente edição de 2014 abrange cinco dias, de 24 a 28 de Setembro, sendo que o festival comporta uma "Mostra Mercato" nos dois últimos dias (27 e 28), e teve uma invulgar "Preview" no dia 20.

"Vou Viver em Treviso" é o tema-fulcro do evento, que comporta 12 workshops, 20 exposições de pranchas originais, e a presença de 80 "fumettisti", italianos e estrangeiros. Ora o que interessa em especial a este bloguista é o facto de Portugal ser o país convidado, e por esse facto, entre os participantes estrangeiros, estar prevista a presença de um pequeno grupo de autores portugueses composto por Filipe Abranches, João Fazenda, Pedro Brito e Pedro Burgos. Faz parte da comitiva Marcos Farrajota, representante institucional (Bedeteca de Lisboa), organizador da iniciativa e também autor de BD, e a designer Joana Pires.


Da autoria de Filipe Abranches será lançado a obra "War is Hoover", uma edição da Imprensa Canalha.



Além da presença pessoal dos citados autores, a BD portuguesa estará igualmente representada numa exposição de pranchas de BD, intitulada "Quadradinho: sguardi sul fumetto portoghese" entre 27 de Setembro e 12 de Outubro, no Spazi Bomben/Fondazione Benetton. Nessa mostra estarão patentes originais pertencentes aos seguintes 14 autores:

Filipe Abranches, Joana Afonso, Ana Biscaia, André Coelho, Jorge Coelho, João Fazenda, Afonso Ferreira, Francisco Sousa Lobo, Pedro Burgos, Pepedelrey, Miguel Rocha, Rudolfo, Nuno Saraiva e José Smith Vargas

Complementando a exposição está prevista uma outra excelente iniciativa: a edição de um catálogo bilingue (italiano e inglês), co-editado pela dupla editorial MiMiSol (italiana) e a portuguesa CCC-Chili Com Carne, que inclui um prefácio de Marcos Farrajota, um estudo do italiano Alberto Corradi sobre a História da BD Portuguesa, além de bedês dos autores participantes nas exposições.

De realçar que a edição do catálogo tem o apoio da Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, e do Instituto Português da Juventude e Desporto.

Por informação de André Azevedo, obtida "a posteriori" e por via indirecta (comentário no blogue "Leituras do Pedro"), fica-se a saber mais o seguinte:
 
O colectivo Stripburger leva a Treviso a exposição "Attention, work!" onde se poderá encontrar o trabalho dos seguintes autores portugueses: 

Ana Tórrie, André Lemos, Bruno Borges, Carlos Pinheiro, Daniela Duarte, David Ferreira, Dayana Lucas, Francisco Queimadela & Mariana Caló, Marco Mendes, Miguel Carneiro, Nuno Sousa, Pedro Nora, Ruca/Dr.Urânio e Teresa Câmara Pestana.

Imagens que ilustram o "post":

1. Cartaz do Treviso Comic Book Festival
2. Ilustração de Pedro Burgos
3. Capa da mais recente obra de Filipe Abranches, "War is Hoover"

------------------------------------------------------

Termina hoje o Treviso Comic Book Festival. 
Mantive o presente "post" até ao último dia, festejando assim o facto de a BD portuguesa estar presente de forma bem significativa.
Façamos votos para que tenha sido a primeira de próximas representações neste festival italiano.

------------------------------------------------------

Para ver postagens anteriores relacionados com os temas Festivais e Exposições BD Avulsas bastará clicar nesses itens visíveis no rodapé

Sem comentários: