sábado, agosto 30, 2014

Tertúlia BD de Lisboa - 363º Encontro - Setembro 2014






Cumpre-se de novo uma das finalidades que desde o seu início, em Junho de 1985, tem norteado a Tertúlia BD de Lisboa: dar incentivo a um novo da banda desenhada portuguesa (1), neste caso o novel autor André Caetano.

Enquanto novo que é, este nome pouco dirá a muita gente interessada pela BD, até mesmo aos mais atentos. 
Como habitualmente, complementa a presente postagem  elementos biobibliográficos facultados pelo próprio.
-----------------------------------------------------

Foto da tertúlia (fotógrafo: Álvaro), inserida aqui "a posteriori". Este bloguista está de costas, na mesa que se vê em primeiro plano)
------------------------------------------------------------------------------------

(1) Ciclo: Nova BD portuguesa

Este ciclo (Nova BD Portuguesa), a decorrer permanentemente desde Junho de 1985, tem a finalidade de distinguir, com DIPLOMA DE INCENTIVO, gente da BD a vários níveis:

1) Autores jovens em princípio de carreira, mas com obra publicada - não importa se ainda escassa - quer em fanzines, jornais, revistas ou, eventualmente, em álbum (por edição alternativa, seja com apoio autárquico ou de empresa privada, até mesmo em edição de autor).

2) Autores já com obra significativa, mas demasiado novos para serem homenageados.

3) Autores que fizeram banda desenhada, de forma esporádica, há uns tantos anos, tendo desistido da BD e optado por diferente actividade (incentivo de tipo retroactivo).

4) Desenhadores adultos que só tardiamente tiveram BD editada, sendo-lhes dado este incentivo pela TBDL, independentemente da sua idade.

-------------------------------------------------------------
ANDRÉ CAETANO

Autobiobibliografia 

André Caetano, Coimbra, 1983

É licenciado em Design de Comunicação pela Escola Universitária de Artes de Coimbra.
Desde Setembro de 2008 trabalha como freelancer em Ilustração e Design Gráfico.

Tem ilustrado para editoras como a Porto Editora, Edições ASA, GATAfunho, Calendário de Letras, Minerva Coimbra e Lápis de Memórias, destacando a obra Versos de Respirar, de José António Franco, uma edição da Calendário de Letras, por ser um dos títulos seleccionados pela Casa da Leitura e constar no Plano Nacional de Leitura. Bem como a obra "Sem Palavras", de Eugénio Roda, publicada pela Porto Editora, seleccionada para fazer parte dos "100 Livros para o Futuro", no stand de Portugal na Feira de Bolonha do Livro Infantil, sendo Portugal o país convidado.

Na área da Banda Desenhada ilustrou, conjuntamente com Pedro Pires, uma bd integrada na colecção Pop Rock Português, sobre a banda musical Trabalhadores do Comércio, cujo argumento ficou a cargo de Hugo Jesus. 

Em 2013 ilustra a obra "Uma Aventura Estaminal", escrita por João Ramalho-Santos, pblicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Pelo trabalho desenvolvido recebe o prémio de "Colorista do Ano", e é nomeado para Desenhista e Legendador do Ano, nos PPBD-Prémios Profissionais de BD de 2014.

Participou também na Zona Gráfica, Zona Monstra e Zona Desenha, com três histórias curtas e, com argumento de André Oliveira, ilustra as histórias: "Milagreiro", publicada na revista brasileira Café Espacial, e "Regresso a Casa" na revista Cais #197, edição de Julho/Agosto 2014. (*)

Tem sido convidado a falar do seu trabalho de ilustração em várias escolas e bibliotecas do país, e na ESAP em Guimarães, no Mestrado de Ilustração.

Participou em várias exposições com trabalhos de desenho e pintura, onde se destaca a exposição individual na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, e a exposição na Casa dos Açores, no Porto, e também na Bedeteca de Beja, em Março de 2012.

Faz parte da organização e é membro activo do projecto de encontros de desenho SketchcrawlCoimbra.

Podem ver o seu trabalho em
http://www.andrecaetano.com
http://www.andrecaetano.com/wp
https://www.facebook.com/AndreCaetano.Illustrations
https://twitter.com/AndreIllustrate

(*) Esta última colaboração é um pormenor acrescentado por GL
----------------------------------------------------------------- 

Lista de participantes fornecida por Inês Ramos - elemento do quarteto [fantástico] que desde Julho de 2013 dirige a TBDL - aqui acrescentada "a posteriori"

1. Álvaro
2. Ana Oliveira
3. Ana Saúde
4. André Caetano (Convidado Especial)
5. André Oliveira
6. Bruno Caetano
7. Falcato
8. Filipe Duarte
9. Geraldes Lino
10.Inês Ramos
11.João Lameiras
12.João Monsanto
13.João Vidigal 
14.José Freitas
15.Moreno
16.Paulo Costa
17.Pedro Vieira
18.Rui Domingues
19.Sá-Chaves 
20.Victor Jesus
-----------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens deste tema poderão fazê-lo clicando no item Tertúlia BD de Lisboa incluído em rodapé

Sem comentários: