quarta-feira, agosto 13, 2014

Exposições BD Avulsas (Anadia) - 1ª Mostra do Clube Tex Portugal







O vocábulo "mostra" é equivalente a exposição, em ambos os casos significa que se vai dar visibilidade a uma ou várias obras, que podem ser, por exemplo, pinturas, filmes, peças de teatro ou bandas desenhadas.

No que concerne à 1ª Mostra do Clube Tex Portugal - a realizar de 15 a 17 de Agosto no Museu do Vinho Bairrada, Anadia - o evento ultrapassa visivelmente tal conceito. Isso porque, para além de ficarem expostas cerca de vinte pranchas originais de BD, - inéditas, o que é muito invulgar, seleccionadas pelo próprio autor Pasquale del Vecchio, além de outras, também de sua autoria, para a obra em preparação "Color Tex 2015" -, o talentoso autor de BD italiano estará presente na inauguração.    

É por tal motivo que me parece algo redutor o termo "mostra", aquém da real dimensão do acontecimento. 
Na realidade, há todo um conjunto de realizações - exposição de pranchas de BD, a presença do próprio autor, vindo de propósito do seu país (Itália), que participará em sessões de autógrafos, numa visita guiada à sua exposição, e dirigirá um workshop

Haverá também o tema "Cinema e BD" com projecção do filme "Tex Willer e os Senhores do Abismo". 

E, para terminar, no último dia do evento, Domingo, está agendada uma conferência subordinada ao título "Tex em Portugal e na Itália", com a participação de diversos especialistas de BD em geral e de Tex em particular, designadamente Gianni Petino, José Carlos Francisco, Mário João Marques, Carlos Moreira, Orlando Santos e Silva e Hernâni Portovedo. 
Há ainda, noutros painéis, a participação dos críticos Pedro Cleto e João Miguel Lameiras, na qualidade de moderadores.

É um bem preenchido e diversificado programa, que se estende por três dias, e que ultrapassa claramente o conceito escolhido. Na realidade, estaria mais apropriado o título  
1º Salão de Banda Desenhada do Clube Tex Portugal/2014.

Ou apenas 
1º Salão BD do Clube Tex Portugal/2014

Para além desta crítica, que me ocorreu ao analisar o programa em pormenor para elaborar a presente postagem, sublinho, antes de mais, que me merece a maior consideração a iniciativa, mais uma do novel Clube Tex Portugal, orientado com dinamismo e competência pelo seu presidente, o especialista texiano José Carlos Francisco.

E há um facto inquestionável: 

É A PRIMEIRA VEZ QUE EM PORTUGAL SE REALIZA UM EVENTO PERIÓDICO DEDICADO EM EXCLUSIVO A UM HERÓI DE BD.
ESSE HERÓI CHAMA-SE TEX WILLER. 


(Escrevi esta frase num e-mail enviado a José Carlos Francisco, datado de 29 Julho 2014; que fique claro que não estou a copiá-la do artigo publicado no Jornal Região Bairradina, datado de 6 Agosto 2014).

Ilustram o presente "post":

1. Cartaz da Mostra
2. Cartaz promocional 
3. Foto do autor italiano Pasquale del Vecchio

Para informações completas sobre o programa, clicar no endereço:

http://texwillerblog.com/wordpress/?p=53985

-----------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes posts dedicados aos temas Salões BD e afins ou Tex em Portugal bastar-lhes-á clicar no respectivo item visível no rodapé  

2 comentários:

José Carlos Francisco disse...

Olá GRANDE Amigo Geraldes Lino, enquanto aguardo (ansiosamente) a conclusão do seu post, quero desde já agradecer-lhe pela excelente divulgação que está a fazer ao evento texiano a realizar na Bairrada de 15 a 17 de Agosto.

Quanto à "Mostra" do Clube, realmente conseguimos organizar um evento que é realmente mais do que uma "Mostra" e ficamos muito orgulhosos por você ter constatado e sobretudo ter abordado isso mesmo. Também para nós, trata-se de um verdadeiro "Salão" dedicado ao Tex, tantas são as actividades e sobretudo a presença do autor, mas não quisemos que alguém nos julgasse que estávamos a ser pretensiosos em demasia nos autotitulando como sendo um "Salão" e preferimos ser modestos (...risos...)

Geraldes Lino disse...

Excelente amigo José Carlos Francisco, aka TEX

Não sabia que também tinham tido a noção de que a amplitude e variedade de iniciativas englobadas no vosso evento ultrapassava a categoria de "Mostra".

Acredito que tenha sido por modéstia que não o baptizaram de "Salão", mas a excessiva modéstia também tem que se lhe diga...

Espero que pensem no assunto, e nada vos impede de, numa próxima edição, lhe alterarem a designação para Salão.

Isso aconteceu na Sobreda, há uns anos, relativamente ao evento bedéfilo que lá houve, inicialmente intitulado Jornadas de Banda Desenhada da Sobreda e, posteriormente, baptizado de Salão Internacional de Banda Desenhada da Sobreda.

Aliás, devo dizer-lhe que até me ocorreu o seguinte: tendo vocês um convidado estrangeiro participante no evento, esse pormenor já justificaria que incluissem no título o adjectivo "Internacional".

Mas também eu, pela mesma razão que você invoca em relação à escolha de Mostra em vez de Salão, não acrescentei esse pormenor.

Mas, Salão em vez de Mostra, acho uma alteração absolutamente indispensável.

Grande abraço,
GL