domingo, dezembro 08, 2013

Exposições BD Avulsas (XL)




A Galeria Mundo Fantasma (*) é uma extensão da homónima livraria portuense, especializada em banda desenhada. Logicamente, a citada galeria promove exposições de BD - mas também de Ilustração - como está presentemente a acontecer, em mostra dedicada a dois notáveis ilustradores/autores de BD, Susa e Paulo Monteiro.

Inaugurada em 16 de Novembro, a exposição intitulada Histórias da Planície estará patente ao público até 5 de Janeiro de 2014. Significando isto que ainda há muito tempo para os bedéfilos interessados em apreciar pranchas de imagens criadas por aqueles dois categorizados autores, poderem ir visioná-las ao Porto. 


Imagens que ilustram o "post"
Em cima:

1) Cartaz da exposição
2) Prancha da banda desenhada "A História do Corvo de Ténis - O Elevador", realizada por Susa: numa homenagem a Fred, publicada na obra colectiva "Heróis de BD no Século XXI", que representa a sua participação no fanzine Efeméride (nº6 - Parte 1 de 4 - Out.2013)
3) Duas pranchas da banda desenhada "Porque é Este o Meu Ofício", uma das dez histórias da autoria de Paulo Monteiro, pertencentes à muito premiada obra "O Amor Infinito Que Te Tenho e Outras Histórias"

Em baixo:

Paulo Monteiro e Susa na Livraria Mundo Fantasma

----------------------------------------------------------------




Fotos de Paulo Monteiro e Susa


-------------------------------------------------------------------------

Susa

Síntese biobibliográfica

Susana Philipp Baiôa Monteiro, Beja, Outubro de 1979. 


Estudou Realização Plástica do Espectáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e Cinema de Animação no CITEN. Trabalhou durante vários anos como figurinista e aderecista para o teatro e para o cinema. 

Em 2002 integrou o Toupeira - Atelier de Banda Desenhada, passando a dedicar-se principalmente à banda desenhada e à ilustração. Em 2005, com a criação da Bedeteca de Beja, passa a colaborar com a instituição e faz a direcção adjunta e a linha gráfica do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. 

Tem publicado as suas histórias nos fanzines Venham +5, Barsowia, Efeméride (Sonhos de Nemo no Século XXI), Café Espacial e Colecção Toupeira (com o nº 4, A Carga).

Participou no álbum colectivo Vencer os Medos, com argumento de João Paulo Cotrim, em 2008, e no álbum colectivo Portimão como se faz uma cidade, em 2009. Recentemente participou no livro de ilustração Sérgio Godinho e as 40 Ilustrações

Publicou, em 2009, a biografia em Banda Desenhada de Jorge Palma, através da Editora Tugaland.

Desde o início de 2008 ilustra a crónica de António Lobo Antunes para a revista Visão. E desde Janeiro de 2011 ilustra regularmente para o Diário do Alentejo. Em 2009 ilustrou o livro Breviário das Almas, de Joaquim Figueira Mestre, para a Editora Oficina do Livro. Em 2011 o livro, Cartas Portuguesas, atribuído a Mariana Alcoforado, e ainda o livro Uma história de amor no Casal da Eira Branca, de Tomás Vasques, pela Editora Abysmo.

Recebeu em 2011 o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa, para a melhor Ilustração, com uma peça publicada no Diário do Alentejo, sobre o centenário do nascimento de Manuel da Fonseca.
Recentemente - Outubro 2013 - colaborou no nº 6 (Parte 1 de 4) do fanzine Efeméride com a bd autoconclusiva de prancha única, "A História do Corvo de Ténis - O Elevador".

----------------------------------------------------------------------------------------

Paulo Monteiro

Síntese biobibliográfica

Paulo Ricardo Ferreira Monteiro, Vila Nova de Gaia, Novembro 1967. 
A partir dos 13 anos fez várias exposições de ilustração. Ilustrou fanzines de poesia e desenhou cartazes e murais.

Em 1987 matriculou-se em Letras, na Universidade de Lisboa. Durante esse período estudou cenografia, cinema de animação e pintura.

Licenciou-se em 1991 e pós-graduou-se em História da Arte em 1993, ano em que foi viver para Beja.

Teve (e tem) interesses e ocupações muito diversas: escreveu para a rádio e para os jornais, passou filmes de Buster Keaton e Charlot de terra em terra, compôs canções, tocou guitarra em lares, trabalhou nas vindimas, foi professor de Ciências da Natureza e Geografia, foi agente de campo em muitas vilas e cidades, realizou ateliês de azulejaria, banda desenhada e ilustração, participou em escavações arqueológicas, fez teatro de fantoches, teatro de sombras chinesas, cenografia e figurinos, comissariou dezenas de exposições no domínio da arqueologia, azulejaria, escultura, ilustração, pintura antiga e contemporânea, etc., etc.

Escreveu e editou 3 fanzines de poesia: Poemas (1988), Poemas a andar de carro (2003) e Poemas Japoneses (2005).

A partir de 2005 passou a fazer a direcção da Bedeteca de Beja e do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Tem percorrido o Alentejo para falar de banda desenhada nas escolas (já visitou perto de 80 escolas, de Barrancos a Odemira…).

Tem publicado as suas histórias nos fanzines Venham + 5, Café e cigarros, Barsowia, Efeméride (Sonhos de Nemo no Século XXI e Príncipe Valente no Século XXI), Café Espacial, etc. (tem bandas desenhadas publicadas em Portugal, Espanha, Colômbia e Brasil). Em 2010 publicou o seu primeiro livro de banda desenhada: O Amor Infinito que te tenho (Prémio Melhor Álbum Português atribuido pelo AmadoraBD 2011 e Prémio Melhor Publicação Independente atribuido pelos Troféus Central Comics 2011).

 Actualmente encontra-se a desenhar o próximo livro. Publica regularmente ilustrações no Diário do Alentejo.

-------------------------------------------------------------------------------

(*) Breves notas acerca da Galeria Mundo Fantasma

Criada pelo trio de apreciadores/especialistas de BD José Rui Fernandes, Júlio Eme (aka Júlio Moreira) e Pedro Petracchi, todos eles já com antecedentes em eventos da especialidade, designadamente na organização do extinto (infelizmente) Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto - SIBDP.
A galeria tem desenvolvido considerável actividade expositiva, com uma média de dez exposições por ano. Está aberta de Segunda a Sábado, entre as 10h00 e as 20h00, e aos Domingos e feriados das 15h00 às 19h00.
Localiza-se no Shopping Center Brasília (Av. da Boavista, 267- 1º andar, lojas 509/510 - Porto - telf. 226091460)

www.facebook.com/livrariamundofantasma    

-------------------------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes trinta e nove "posts" sobre exposições, poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD avulsas visível no rodapé.      

Sem comentários: