terça-feira, outubro 16, 2012

Workshop sobre BD em Braga

 



Ouve-se e lê-se, com frequência, a reclamação de que é em Lisboa (ou ao lado, na Amadora, por exemplo) que se realizam mais actividades ligadas à banda desenhada. 

Em certa medida, sim. Mas também é verdade que surgem, de vez em quando, iniciativas imprevisíveis relacionadas com a BD noutros pontos do país. Por exemplo, em Braga.

Com efeito, e como se pode constatar no cartaz que ilustra esta postagem, vai realizar-se no próximo mês de Novembro, dias 7,8, 9 e 14, entre as 21h e as 23h, o workshop intitulado Banda Desenhada - Arte Sequencial, dirigido pelo autor de BD, ilustrador, arquitecto, André Lima Araújo, o que garante desde logo elevado nível artístico ao curso.





Para quem não conheça o formador, anexam-se duas imagens de sua autoria.

E o programa do seu curso está bem arquitectado: inicia-se com a apresentação de "Conceitos Gerais", onde será escalpelizada a linguagem da BD.

Eu, bloguista, não sei o que irá ser dito pelo André Lima Araújo (que nem sequer conheço pessoalmente). Mas decerto ele irá tornar familiares aos participantes os termos usados na BD, como seja: argumento, guião, legendagem, prancha, banda desenhada auto-conclusiva, bd muda, novela gráfica, balão (ou filactera), balões de fala, balões de pensamento, cartuchos, onomatopeias, sinais cinéticos, picado e contra-picado, layout, plano panorâmico, plano geral, plano americano, plano médio, grande plano, plano de pormenor, e vários outros termos específicos da BD.

Continua depois a oficina de BD com "Os Passos de Criação de Uma BD com exercícios práticos.

E nesta área, nunca poderia dirigir um curso, porque não sou desenhador, ao invés de André Lima Araújo que possui um talento singular.
Agora, do que eu poderei falar - porque já o faço há muitos anos - é dos conceitos concernentes à BD. Por exemplo, afirmar que a banda desenhada, ou figuração narrativa, é uma arte sequencial verbo-icónica, isto é, composta por imagens e textos, estes incluídos em cartuchos ou balões, com as personagens (os heróis, e os vilões, as heroínas e as vilãs) mostradas em acção, com expressões faciais e corporais definidoras dos seus sentimentos e dos seus intentos, respectivamente. 
A dinâmica das imagens é dada pelo movimento dos corpos ou dos objectos, movimento esse plasmado pela expressividade corporal e reforçado pelos sinais cinéticos, desenvolvidos a níveis vertiginosos pela BD japonesa (a já muito popular "mangá").
................................................................................................................

Observem-se mais imagens da autoria do formador em:

Quanto à entidade organizadora e ao local do curso, ver em:

ou contacte-se a entidade organizadora pelo E-mail

 Endereço físico: Rua José António Cruz, nº 89 / 4715-343 BRAGA
Tlf: 253 055 016 Tlm: 968 159 155
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as postagens anteriores deste tema poderão facilmente fazê-lo. Bastará clicarem sobre o item Cursos e Workshops, visível no rodapé 

Sem comentários: