sábado, maio 05, 2012

Festivais, Salões BD e afins - (Lisboa) Anicomics 2012




Um fim-de-semana animadíssimo é o que se prevê para hoje e amanhã (dias 5 e 6 de Maio, Sábado e Domingo) no evento Anicomics, que se realizará na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (Antigo Solar da Nora), na Estrada de Telheiras, 146, em Lisboa.

Mangá e Comics - ou, falando português, Banda Desenhada de origem japonesa e americana, respectivamente - são duas das componentes deste evento, concretizadas em diversas actividades, nomeadamente:

Zona Nippon, lançamento com a presença de elementos da Associação Tentáculo, André Oliveira, Fil e Miguel Peres.
Local e hora: Auditório, Sábado às 14h15

Debate com Davide Gianfelice e Marco Chechetto, moderado por Mário Freitas.
Davide Gianfelice - Autor italiano, responsável pela arte de Northlanders e Greek Street, da DC Vertigo, e Daredevil Reborn, da Marvel
Marco Checchetto - Autor italiano responsável pela arte de Punisher, Daredevil e Spider-Man, da Marvel
Local e hora: Auditório, Sábado às 14h45

Leporidae, lançamento do livro da ilustradora portuguesa Cari.
Em análise que fiz hoje à tarde, portanto a posteriori, cheguei à conclusão que a obra Leporidae é uma autêntica banda desenhada.
Local e hora: Biblioteca, piso 2 - Sábado, às 16h15

Zona Nippon - Sessão de autógrafos com os autores:
Ana Oliveira, Bruno Ma, Cari, Fil, Filipe Duarte, Gabriel Martins, Joana Varandas, João Vasco Leal, Paula Almeida.
Local e hora: Biblioteca, piso 2 - Sábado e Domingo, às 17h00

Antevisão de duas obras em BD, editadas pela Kingpin Books:

1) Palmas para o Esquilo, com David Soares (argumentista) e Pedro Serpa (desenhador);
2) Mindex, com Fernando Dordio (argumentista) e Osvaldo Medina (desenhador).

Debate com Tony Sandoval, Rui Lacas e Joana Afonso Moderação de Mário Freitas
Local e hora: Auditório, Domingo às 14h15

Informação a posteriori

Vencedores dos concursos:

de Banda Desenhada: Bernardo Anjos Majer Baptista da Silva
de Cosplay: Marta Vieira

Uma nota indispensável e justa: Mário Freitas (livreiro, argumentista, arte-finalista e organizador de eventos), é quem, sozinho, monta impecavelmente este Anicomics, cheio de animação, com um programa bem elaborado e muito concorrido.
Os meus sinceros parabéns!
---------------------------------------------------
Para ver postagens anteriores acerca de Festivais BD, bastará clicar no item
Etiquetas: Festivais de Banda Desenhada e Prémios respectivos,
visível no rodapé

2 comentários:

Anónimo disse...

"...é quem, sozinho, monta..."? Ou será que apenas coordena? Quando referimos "montar" significa mesmo trabalhar, não apenas fazer contactos ou dizer "essa mesa fica aí".Em termos de Eventos relacionados com BD em Portugal, duvido muito que sem ser o Paulo Monteiro e o Carlos Rico, (com os quais já tive o gosto de trabalhar) alguém ponha realmente "as mãos na massa" como se costuma dizer. O sr. Mário tem mérito sim senhor, mas não exageremos.

Mário Freitas disse...

Caro "anónimo",

Como eu próprio tive oportunidade de dizer ao Geraldes Lino no sábado, não faria certamente o evento que fiz, sem a ajuda de dezenas de pessoas durante a realização do evento. Porém, certamente não me conhece se acha que eu me limito a debitar ordens ou a mandar bitaites. Fiz designs, imprimi cartazes, emoldurei todos os originais para as exposições, andei para trás e para a frente pela cidade a fazer de motorista dos autores, enquanto nos intervalos disso andei a ajudar a montar os stands e todos os espaços no evento; a carregar mesas, a carregar cadeiras, enfim, de tudo um pouco. Mais: no domingo de manhã andei de saco do lixo em punho, nas imediações do evento, a apanhar do chão o lixo que tinha ficado do dia anterior. Se não me conhece, se não sabe do que eu sou capaz, agradeço sinceramente que não fale do que não sabe e que não faça juízos de valor ou comparativos, porque corre o risco de ser injusto, pior ainda, ofensivo para quem planeou, organizou e trabalhou, quase até à exaustão, para fazer aquele que já é um dos melhores e mais concorridos eventos de BD em Portugal. Obrigado pela atenção.

Mário Freitas
Director do AniComics Lisboa2012