quarta-feira, dezembro 28, 2011

Fanzines, esses desconhecidos (XLVII)









Dos fanzines, tudo se pode esperar, em termos de aspecto gráfico, de conteúdo, de temas tratados. Neste último capítulo, é bem visível que, em Portugal, a banda desenhada atrai as preferências de maior número de faneditores.

Um recente exemplo é o fanzine BDLP que, à primeira vista, se encaixa no género de zine preenchido por diversos autores. Mas após leitura/visionamento, surge a faceta que o distingue na fanedição portuguesa: a de englobar bandas desenhadas de autores lusófonos pertencentes a três países diferentes: Portugal (obviamente, visto ser cá editado), Brasil e Angola.

Aliás, a sigla BDLP que constitui o título, dá o significado da intenção motivadora do seu lançamento: Banda Desenhada de Língua Portuguesa.

O projecto nasceu em 2010, durante o Festival Internacional de Banda Desenhada - Luanda Cartoon, e a intenção é a de editar um número anual, aumentando gradualmente a colaboração de autores de mais países da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP).

Isto porque, como se pode ler na Nota de Abertura, "o Português é uma das seis línguas mais faladas no Mundo. Isso poderá fazer com que as bandas desenhadas em português sejam, também elas umas das seis mais lidas no planeta". Teoricamente, tem a sua lógica.

As imagens no topo do "post" são da autoria de:
1. GEvan a.k.a. Gabriel Evangelista - Portugal (Ilustração da capa)
2. Joana Afonso - Portugal
3. Marcelo d'Salete - Brasil
4. Júlio Pinto (desenho) - Angola, Rita Vilela (argumento) - Portugal
5. Álvaro - Portugal
6 e 7. Bocolo Daniel & Hermenegildo Pimentel (desenho) - Angola, Rita Vilela (arg.) - Portugal
(Veja-se a notória influência da mangá nestes dois desenhadores angolanos, significando isso que a presença da BD japonesa já começa a ficar visível em Angola) 
8. Nelo Tumbula - Angola
9. João Mascarenhas - Portugal

Ficha técnica
BDLP #1
Formato: A5
Capa e contracapa, de cartolina, impressa a duas cores
72 páginas
Tiragem: 100 exemplares
Data da edição: Novembro 2011
Preço: 5€
Editor: Extractus (Lisboa/Portugal) e Olindomar (Luanda/Angola)
---------------------------------------
Pedidos de compra podem ser enviados para o próprio endereço do fanzine...
... que foi criado, lê-se na nota de abertura, "para servir de contacto mais imediato com os leitores do fanzine (...) já que é sabido existirem cerca de 34 milhões de internautas de língua portuguesa em todo o mundo" (...).
----------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as 46 postagens anteriores, poderão fazê-lo clicando no item Fanzines esses desconhecidos visível no rodapé.

Sem comentários: