segunda-feira, agosto 29, 2011

Ilustração por autor de BD (II) - Nuno Saraiva





O artista Nuno Saraiva, essencialmente autor de BD, está cada vez mais em foco, devido à sua intensa e bem visível actividade. Isto porque, para além da banda desenhada em duas pranchas que faz semanalmente para a revista/suplemento "Tabu" (semanário Sol) assina com frequência ilustrações para outros sítios.



É o caso, por exemplo, do jornal Público, para cujo suplemento "Ípsilon" realizou um estupendo conjunto de ilustrações dedicadas à rentrée (a influência francófona ainda não foi totalmente submersa pela anglófona) e que constituem forte motivo de interesse para os apreciadores de BD na generalidade, e para tintinófilos, na especialidade.



"As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne", filme tão longamente anunciado, de Steven Spielberg, eis o dito motivo de interesse. E é Tintin, lui même, que surge em grande plano, tanto na capa do "Ípsilon" como na ilustração de página dupla no interior daquela publicação.


Os méritos das duas ilustrações são inquestionáveis, demonstrando, ainda outra vez, uma já antiga afirmação minha, que tenho comprovado ao longo de muitos anos: qualquer autor de BD faz facilmente uma ilustração, em contrapartida raros são os especializados apenas em Ilustração que são capazes de fazer com facilidade uma banda desenhada (pode ser discutível, mas não posso deixar de dizer o que penso e tenho observado, é portanto a minha opinião muito pessoal, visto que nunca a vi ser defendida por mais ninguém).

-----------------------------------------
Para ver a postagem anterior deste mesmo tema bastará clicar no item Ilustração por autor de BD inserido no rodapé

Sem comentários: