domingo, junho 05, 2011

Tertúlia BD de Lisboa - 323º Encontro









José Abrantes faz parte do restrito número de autores de BD especializado na banda desenhada infantil. Os títulos dos álbuns constantes da sua relativamente extensa produção, consultável na biobibliografia (visível na parte de baixo deste blogue), são bem exemplificativos dessa tendência. Mas também as suas colaborações em dois suplementos infantis - "PimPamPum", do desaparecido jornal O Século, e "Correio das Crianças", do diário Correio da Manhã, constituem boas provas da actividade artística que tem desenvolvido nessa vertente, pouco apoiada pelas editoras que é a BD dedicada à infância.

(Claro que, de vez em quando, também faz incursões na área adulta, como se pode comprovar pelas três últimas imagens que ilustram o topo do "post", em que se vê a capa do nº 1 do prozine Cadernos José Abrantes, a última página da sua autobibliografia em banda desenhada, e a paródia Tintim na Seca XXI, incluída no tema "Tintim no Século XXI").

Pois vai ser José Abrantes o autor de BD em foco na Tertúlia BD de Lisboa, no encontro de 7 de Maio (no local do costume: Parque Mayer, restaurante A Gina).

Após ter sido Convidado Especial naquela Associação Informal, em Setembro de 1985, ele passa agora ao nível superior de Homenageado, por ter mantido uma constante actividade criativa, malgrado as reduzidas possibilidades existentes em Portugal, ao longo de um percurso já com trinta e seis anos (como se pode verificar na biobibliografia abaixo registada, e também no engraçado episódio que criou em BD propositadamente para o fanzine Tertúlia BDzine, de que no topo se vêem três pranchas, mas que pode ser visto na totalidade no "post" anterior).

---------------------------------------------------

JOSÉ ABRANTES

Biobibliografia

José Abrantes, aliás, José Maria da Piedade de Lancastre e Távora, nasceu a 9 de Setembro de 1960, em Lisboa, onde frequentou o antigo curso liceal e concluíu o 4ºano.

A sua actividade como autor de BD teve início visível em 1975, a 8 de Novembro, numa publicação chamada Folha CDS, panfleto monocromático distribuído na rua, onde fez uma tira sob o pseudónimo "Zeta", obtido pela abreviação de José (Zé) em contracção com a primeira sílaba do apelido Távora. Faria ainda mais duas tiras nas seguintes edições desse panfleto.

Em Outubro de 1976 iniciou a bd Os homens não são ilhas no mensário infantil, de índole católica, O Farol. Essa história, com a extensão de cinco pranchas, durou até ao nº4 , já em 1977, e tinha argumento de Isabel Mendonça Soares. Com ela, e no mesmo jornal, fez ainda mais duas bedês, Uma Pista Perigosa e No Museu Naval. Foi nesta última, datada de Março de 1978, que usou pela primeira vez e semi-pseudónimo José Abrantes.

Colaborou posteriormente com BD num grande número de publicações, entre revistas, jornais, álbuns e fanzines: na revista Girassol (1982-85); no jornal Correio da Manhã, onde foram reproduzidas, em 1984; As Viagens de Gularth, dois episódios de quinze pranchas cada; na revista O Mosquito (V Série, 1985); no "Tablóide" (suplemento BD do jornal Diário Popular, 1986, em que se estrearam duas personagens efémeras, Hungon e Imber, no episódio História possível de um amor impossível; "PimPamPum" (suplemento infantil do jornal O Século, 1989); Selecções BD (1ª série, 1991); Jornal do Gil (1996/97); mini-álbum com a bd 3 num 8, sob argumento de António Torrado, em edição do Instituto do Consumidor (Ministério do Ambiente, 1997); "Clube Rik Rok" (1998-2000) e "Correio das Crianças" (suplemento infantil do jornal Correio da Manhã, 2003-04), no qual foram reproduzidas bandas desenhadas das personagens Zu, Homodonte e Orn Bigom. Há igualmente bedês suas nos fanzines Protótipo e Eros, ambos dos anos 1980 (1985 e 87, respectivamente), no Boletim do Clube Português de Banda Desenhada, no Lady Blitz Fan-Club (1995), no Tertúlia BDzine (bedês publicadas nos anos 1998, 2010, 2011), e no Efeméride, tendo feito neste último, no nº 2 (2007) e nº 4 (2009), paródias a cores, em formato A3, às personagens Príncipe Valente e Tintim.

José Abrantes teve uma bd de carácter político, caso raro na sua obra, inserida no catálogo da exposição Uma revolução desenhada. O 25 de Abril e a BD (1999) realizada sob o Alto Patrocínio da Comissão para as Comemorações Oficiais dos 25 anos do 25 de Abril. Esse catálogo apresenta-se como obra colectiva composta por textos e bandas desenhadas de vários autores, sendo que a colaboração de José Abrantes foi um episódio controverso (em quatro pranchas a preto e branco, sem título) onde sugere que Ditadura e Democracia são semelhantes.

Quanto a edições em álbum, tem dois títulos realizados em colaboração: Contos do Nordeste Transmontano, com argumento de Jorge Magalhães (1990), e Dakar o Minossauro (dois tomos, 1997 e 1998), com argumento de Luís Diferr.
Obras totalmente suas, ou seja, argumento, desenho, legendagem e colorização, são as seguintes: Aventura em Valverde e Os Fundos Perdidos (série "As Aventuras de Tobias Bigom"), O Eclipse, Histórias de Natal, O Ladrão Insolente, Luta de Galos, O Lago Iluminado, Horus-Uma Vida de Cão, e a série "As Aventuras do Zu" (1999-2001) participante de várias aventuras: A Ilha das Tartarugas, O Natal do Lobo, O Hipopótamo Cantor, O Passeio à Lua, Murcão Desenhador, A Farsa da Nespereira, Um Dia na Praia, O Crocodilo Chorão, Os Anos da Rita.

Outra personagem totalmente sua protagonizou e deu nome à banda desenhada Morgana e o Poço Misterioso (2005).

Recentemente (Maio 2010) começou a editar Cadernos José Abrantes, prozine a cores, formato A5, em que reedita colaborações suas nos jornais O Diabo e O Crime, e cria algumas novas bedês, alternando-as com ilustrações e rubricas humorísticas. Estão editados seis números até Dezembro 2010.

Os seus espaços na internet:
http://www.jose-abrantes.blogspot.com/
http://www.interdinamica.pt/abrantes

-------------------------------------------------
Lista de presenças no 323º Encontroda TBDL
(Lista inserida "a posteriori")

1. Adelina Menaia
2. Álvaro
3. Ana Saúde
4. António Amaral
5. António Isidro
6. Falcato
7. Fernando Martins
8. Gastão Travado
9. Geraldes Lino
10. Helder Jotta
11. Isabel Viçoso
12. J. Mascarenhas
13. João Antunes
14. João Figueiredo
15. João Monsanto
16. José Abrantes (Homenageado)
17. Luís Pinto-Coelho
18. Machado-Dias
19. MALS
20. Manuel Valente
21. Miguel Ferreira
22. Milhano
23. Moreno
24.Nuno Duarte "Outro Nuno"
25. Nuno Leal "Untxura"
26. Nuno Neves
27. Paulo Marques
28. Pedro Bouça
29. Ricardo Leite
30. Rui Domingues
31. Rui Rôlo
32. Sá-Chaves
33. Simões dos Santos
34. Zé Manel

Sem comentários: