quinta-feira, março 17, 2011

Comic Jam (Especial Odemira) - (Não entra na numeração)




Uma banda desenhada feita de improviso no formato A3 julgo ser coisa totalmente inédita. Isto porque o conceito de "comic jam" é concretizado, habitualmente, numa qualquer folha de papel em tamanho A4 ou semelhante.
.
Mas qual o motivo da feitura em tamanho fora do habitual neste tipo de brincadeira gráfica? Simplesmente pelo facto de a prancha se destinar a ser incluída na exposição da 5ª BDteca - Mostra de Banda Desenhada de Odemira/2011 (realizada entre 1/1 e 12/3), constituída pelas pranchas do concurso de BD, todas efectuadas em formato A3, por exigência do regulamento.


Tendo conhecimento, através do presente blogue, do conceito de "comic jam" (que habitualmente é realizado na Tertúlia BD de Lisboa), os organizadores do evento odemirense convidaram este bloguista para estar em Odemira no dia da entrega dos prémios aos vencedores do concurso de BD por eles organizado, a fim de realizar um "comic jam" com a colaboração dos que estivessem presentes para receberem os seus prémios.
.


Devido a serem oriundos de locais distantes de Odemira, raros foram os que compareceram, pelo que o improviso não pôde ter as seis vinhetas habituais, e entre os participantes foi necessário incluir um dos organizadores da Mostra, Idálio Loução, além de uma concorrente do ano anterior, Jacqueline Atkinson.



Com o chamado "desenrascanço à portuguesa" (é no que realmente somos bons...), o "comic jam" fez-se, e a prancha lá ficou em exposição, sendo que passará a pertencer ao acervo da Biblioteca Municipal de Odemira, entidade responsável pela anual Mostra de Banda Desenhada.

No cartaz feito expressamente para ficar junto do "comic jam" podem ver-se os nomes dos autores:

1ª vinheta: Philippe Peseux
2ª vinheta: Idálio Loução
3ª vinheta: César Évora
4ª vinheta: Jacqueline Atkinson
5ª vinheta (panorâmica): Philippe Peseux


--------------------------------------------------------
Quem estiver interessado em ver as 28 pranchas anteriores, poderá fazê-lo clicando no item "Comic Jam", que se vê em baixo no rodapé

Sem comentários: