quarta-feira, junho 16, 2010

Acordo Ortográfico na Banda Desenhada e afins (V) Tiras de BD dedicadas à Selecção Portuguesa de Futebol



A Selecção/Seleção Portuguesa de Futebol é a favorita "a não chegar a lado nenhum", conclusão explícita no balão da última vinheta da primeira tira de banda desenhada (a contar de cima, claro) que ilustra o presente "post".

Aliás, o futebol em geral, e em particular a selecção lusa, são os alvos preferenciais destas tiras de BD, com a singularidade de, na respectiva legendagem, serem usadas as regras do novo Acordo Ortográfico.

Já anteriormente mostrei, aqui no blogue, outras tiras semelhantes, reproduzidas do mesmo diário desportivo Record, um dos poucos órgãos de comunicação social que, por agora, aderiram ao dito cujo A.O., mas que em breve (deve ser já a partir do próximo número) irá ter a companhia do conspícuo e cultural quinzenário JL-Jornal de Letras, Artes e Ideias, onde escreve sobre Banda Desenhada o meu amigo João Ramalho Santos, que, assim, irá ser o primeiro crítico de BD a escrever sob as novas regras ortográficas.
----------------------------------------------
Estas satíricas e divertidas tiras "futebolísticas" de BD são da autoria da empresa de conteúdos "Dar o Litro", e foram publicadas no jornal Record, nas seguintes datas (nas tiras a contar de cima): 19 Maio 2010, 7 Junho, 9 Junho, 25 Maio
---------------------------------------------
 

Quem estiver interessado em ver as postagens anteriores, poderá fazê-lo clicando no rodapé, no item "Acordo Ortográfico na Banda Desenhada"

1 comentário:

João Figueiredo disse...

Quanto ao uso do Acordo, a mim continua a fazer muita confusão. Enfim...
Quanto à Selecção Nacional, espero estar enganado mas não me parece que tenha um desempenho satisfatório. Voltará mesmo ao fim da primeira fase. Talvez aí, sem o ruído de fundo das vuvuzelas, o país perceba em que situação se encontra.
Quanto às magníficas tiras do Luis Afonso, ele é dos melhores cartunistas do país, e isto diz tudo. As suas tiras são sempre acertivas, quer seja sobre futebol ou sobre a situação social do país.