quarta-feira, dezembro 02, 2009

Banda Desenhada portuguesa nas revistas não especializadas em BD (XL) - CAIS - Autor: Luís Belerique


Mal sabia Eratóstenes que iria ser focado numa banda desenhada, de autor português, em 2009, Ano Internacional da Astronomia.

Egipto, 240 A.C. é o título da bd, e um açoriano de nome Luís Belerique, o seu autor completo (argumento, desenhos, legendagem, colorização). E, para completar a ficha, o suporte em papel é a revista CAIS (nº 145 - Out. 09), uma publicação de fins altruístas e que tem tido mais uma qualidade adicional, a de publicar bandas desenhadas de autores portugueses.

E visto que o tema da revista, nesse mês de Outubro, era "Odisseia no Espaço", Belerique imaginou um episódio fictício em que Eratóstenes, para determinar a circunferência da Terra, envia um emissário de Alexandria até Siena, que tem de fazer o percurso a pé e a contar os passos - 146.703, 146.704, 146.705 -, com a finalidade de permitir que o cientista conseguisse realizar os seus cálculos.

Não é fácil fazer bandas desenhadas autoconclusivas, numa só prancha. O curto espaço exige poder de síntese na componente ficcional. Luís Belerique soube aproveitar o tema e mostrar o essencial, num registo realista convincente.
--------------------------------------------
Para ver as 39 postagens anteriores, basta clicar no item Banda Desenhada portuguesa em revistas não especializadas em BD que se pode ver aqui por baixo no rodapé

4 comentários:

Luís Belerique disse...

Caro Geraldes,

muito obrigado por divulgar a minha "micro-bd" e pela sua análise, que achei muito interessante :)

Esta banda desenhada foi inspirada pela narrativa da experiência de Eratóstenes num episódio da série "Cosmos", do Carl Sagan.

Tanto essa narrativa (como a bd) é um pouco "romantizada" (quanto ao envio de uma pessoa para contar os passos), mas que seria de nós sem um pouco de imaginação?

Um abraço e até breve,

Luís Belerique

Anónimo disse...

Alguém aí sabe o que quer dizer "persinamidade"?

J. Abrantes

Geraldes Lino disse...

Caro Belerique
Com as possibilidades únicas e inesgotáveis da internet, mais propriamente da blogosfera, já dei um toque no texto a "posteriori", para ficar claro que se trata de ficção de sua autoria.
Diz você "até breve". Mas como, se está a trabalhar em Espanha, é dos Açores, onde provavelmente vai passar as férias, e tem vivido no Porto, onde goza algum fim de semana prolongado? Onde cabe Lisboa, a minha terra, nessa sua itinerância?
Abraço.
GL

Anónimo disse...

bonito este conto.

a proposito de Conhecimento, não deixa de ser interessante que no ano 240 Antes de Cristo as pessoas sabiam/suspeitavam que a Terra era redonda, enquanto que Depois de Cristo pensavam que a Terra era plana.