sábado, outubro 03, 2009

Álbuns de BD imprevisíveis e difíceis de obter (XIV) - História e estórias do ACP











Em 15 de Abril de 1903, na Sociedade de Geografia de Lisboa, nascia o Real Automóvel Clube de Portugal, cujo nome perderia o adjectivo Real após a implantação da República.
É a história deste respeitado clube, desde a sua fundação até 2007, que nos contam Luís Correia e Carlos Morgado, este enquanto escritor do argumento, o primeiro como autor das imagens sequenciais.

Luís Correia é um veterano autor de BD, com dois álbuns de banda desenhada no seu currículo: "As Aventuras de D. Paio e o Principezinho" (com argumento de Magalhães dos Santos), e "As Aventuras de D. Paio e o Principezinho em O Rapto do Embaixador" (sob argumento de Carlos Grifo), nenhum dos álbuns indicando data de edição, mas ambos editados em meados da década de 1960.

Cerca de quarenta anos depois, Luís Correia volta à Banda Desenhada com esta bd curiosa, afirmando que procurou com ela fazer homenagem à BD tradicional, pelo método seguido, sem qualquer interferência das novas tecnologias.

Parecerá talvez estranho que integre a presente peça na categoria de "Álbuns de BD imprevisíveis e difíceis de obter", em especial atendendo à classificação "difícil de obter", em vista da considerável tiragem de 2.500 exemplares.

Mas convém atentar no facto de o Automóvel Club de Portugal dar prioridade aos seus milhares de associados (mais de 200.000!) na aquisição do álbum, que será vendido na sede do clube e respectivas delegações.
A um não sócio da centenária colectividade, será pois imprescindível algum esforço e persistência para a aquisição desta invulgar peça gráfica.
.................................................................................´
História e Estórias do ACP
Autores: Luís Correia (desenho), Carlos Morgado (argumento)
Formato A4 - 40 páginas (A bd tem 34 pranchas, a cores) em papel "couché" de boa gramagem
Álbum brochado
Tiragem: 2500 exemplares
Data da edição não indicada [Setembro 2009]
Edição da Revista ACP
Rua Rosa Araújo, 24
1250-195 Lisboa 
................................................................................
A seguir se indicam os títulos dos "posts" anteriores e respectivos autores

(XIII) Julho 11 - Salúquia. A Lenda da Moura em Banda Desenhada, por AAVV (Artur Correia, Augusto Trigo e Jorge Magalhães, Baptista Mendes, Carlos Alberto (Santos), Catherine Labey e Jorge Magalhães, Eugénio Silva, Isabel Lobinho, José Abrantes, José Antunes, José Garcês, José Pires, José Ruy, Luís Afonso, Pedro Massano, Zé Manel.
(XII) Junho 17 - Deu-La-Deu Martins - Autores: Sara Coelho, Rui Alves, Teresa Cardia
(XI) Maio 16 - Fernando Lopes Graça - Andamentos de Uma Vida - Autor: Ricardo Cabrita
2009 (daqui para cima)

(X) Julho 25 - Luís Figo e a Taça Mundial contra a Tuberculose - Autor: Rod Espinosa
2008 (daqui para cima)

(IX) Agosto 27 - Postais de Viagem - Autora: Teresa Câmara Pestana
(VIII) Agosto 23 - Babinsky - Autores: Luís Henriques e José Feitor
(VII) Agosto 20 - Os Problemas Fiscais de Porfírio Zap - Autor: José Carlos Fernandes
(VI) Junho 30 - A Aventura de Cabral ou A Invenção do Brasil - Autor: António Martins
(V) Jun. 17 - A la recherche du trésor de Rackham le Rouge - Autor: Hergé
(IV) Abril, 1 - Aquaventura em Almada - Autores: Carlos Laranjeira (desenho), Paulo Rebelo e Isabel Laranjeira (argumento)
(III) Fev. 9 - Everest - Autor: Ricardo Cabral
2007 (Daqui para cima)

(II) Setembro 1 - As Bodas de D. Dinis e Isabel de Aragão em Trancoso - Autor: Santos Costa
(I) Ag. 8 - O Passeio de Inês - Autores: Carlos Rocha (desenho), José Carmo (arg.)
2006 (Daqui para cima)
.....................................................................

Os visitantes interessados em ver as postagens anteriores relacionadas com este tema "Álbuns BD imprevisíveis e difíceis de obter" poderão fazê-lo clicando no item indicado em rodapé 

5 comentários:

Elton Silva disse...

Olá Geraldes! Puxa cara, muito obrigado pela força e pelos elogios , fico lisonjeado de recebê-los de alguém tão bem informado e com certeza um aficionado por quadrinhos e sei que são elogios verdadeiros, são um grande incentivo para mim pode ter certeza, fico muito grato por essa divulgação, com o tempo vou dar uma vasculhada no seu site e conhecer os autores portugueses de quadrinhos que eu confesso tenho muita curiosidade em descobrir, um forte abraço e parabéns pelo ótimo trabalho de divulgação dos Comics!

Geraldes Lino disse...

Viva, desconhecido (em termos pessoais) Elton Silva.
Fui sincero nos elogios às suas divertidas e bem desenhadas tiras do seu blog "Tongo!Comics".
Por mera curiosidade, gostaria de saber como é que foi dar com aquela minha listagem na categoria "BD na Net - 'Blogs' e 'sites' estrangeiros de Comics".
Já agora, e como viu, costumo pôr o endereço físico à frente do endereço electrónico. No seu caso escrevi simplesmente Brasil, mas gostaria de saber onde reside: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador da Baía, Porto Alegre?
Agradeço que me esclareça.
Saudações bedéfilas.
Geraldes Lino

Elton Silva disse...

Eu sou do interior do Paraná, uma cidade chamada Apucarana, não me pergunte o que significa que eu não sei, só sei que é um nome indígena, sou quase um jeca, aliás, aí em Portugal existe essa expressão? “Jeca” pra chamar quem é do interior, aqui também chamamos de “Jacu”, que é o sujeito da roça, ou do campo, meio ingênuo e ignorante heheheheh!!! Cara, eu curti muito ver o nome do meu site naquela lista, estou orgulhoso de ter sido escolhido dentre tantos bons cartunistas, eu voltei a desenhar há pouco tempo e agora ando me dedicando mais aos quadrinhos, é uma atividade que não me traz nenhum ganho financeiro, mas me preenche vamos dizer assim, me absorve... É muito bom, principalmente quando atinge pessoas de lugares tão improváveis e distantes, graças à internet. Um grande abraço amigo!

Elton Silva disse...

Ah! Além desse blog, também tenho um site que eu mesmo a duras penas construí, tem lá umas tiras velhas e algum material que não existe no blog - WWW.TONGOCOMICS.COM.BR

Geraldes Lino disse...

Viva Elton Silva
Acrescentei o seu "site" "Tongo!Comics" naquele texto crítico/divulgatório que já tinha feito há algum tempo a seu respeito e do seu sítio internético, naquela categoria "BD na Net" - Blogs e "sites" estrangeiros de Comics.
Infelizmente, por qualquer problema técnico, este seu endereço não está a funcionar como "link", mas talvez eu ainda consiga resolver essa deficiência um dia desses.
Espero que tenha conhecimento desta mensagem.
Votei no Capitão Gabiru, mas como pedia para eu autorizar publicitar a minha resposta e o meu e-mail, eu não autorizei, apenas autorizaria a publicação do meu comentário e do meu nome. Você calcula a quantidade de emails que eu receberia, se o endereço ficasse visível, e a que, infelizmente, não teria possibilidades de responder (só os meus dois emails, com a correspondência que recebo de portugueses, me ocupa excessivo tempo), e o facto de não poder responder faria com que me considerassem "um portuga malcriado"...