sexta-feira, setembro 25, 2009

Banda Desenhada portuguesa nos jornais (CXIV) . jornal i - Autores: Jorge Coelho, Patrícia Furtado, Ricardo Venâncio, Nuno Duarte







As quatro pranchas aqui reproduzidas sofreram uma remontagem minha. Elas estavam impressas duas a duas, nas páginas centrais do jornal, e aquele texto onde aparecem os nomes dos colaboradores não estavam sob o título "Aquele Onze de Setembro", mas sim, na segunda página, naturalmente por necessidades de paginação. Aproveitei as facilidades do blogue, peço desculpa ao i pela mexidela.

(Para ver melhor clicar em cima - oops, já sei que toda a gente sabe isto, as minhas desculpas)

"Aquele Onze de Setembro" foi o título dado a uma banda desenhada que surgiu nas páginas do jornal diário i (informação), naquele exacto e tristemente memorável dia, numa ficção criada pelo argumentista/guionista Nuno Duarte, com figuras desenhadas e postas em cena por um pequeno grupo de ilustradores de elevado talento: JCoelho, Patrícia Furtado e Ricardo Venâncio

Distinguem-se as pranchas não apenas pelo traço de cada um dos desenhadores, mas igualmente pelos diferentes matizes da colorização, servida por policromia.

Antes de mais, devo dizer que passei a comprar sempre o jornal diário i neste dia da semana, por causa da rubrica "Especialista BD", escrita por Cristóvão Gomes.

Acrescento que muito me apeteceu noticiar de imediato a oportuna iniciativa do diário i, mas, repito, respeitei a prioridade ao Salão BD de Viseu. Não se perdeu nada, outros pares meus, bloguistas, já deram a notícia.

Mas voltando concretamente às tais bedês sobre o 11 de Setembro: elas foram reproduzidas nas páginas centrais, em quatro segmentos distinguíveis pelos quatro diferentes matizes que apresentava: verde, azul, amarelo e vermelho.

Do 1º segmento (quatro vinhetas em tonalidade azul), com acção passada em Boston, às 8 da manhã, encarregou-se Patrícia Furtado, novel desenhadora (a única do grupo que não conheço pessoalmente);

O 2º segmento (quatro vinhetas em tonalidade verde), é da autoria de JCoelho, aliás Jorge Coelho;

O 3º segmento (matizado basicamente de amarelo, embora com mais tonalidades) teve arte de Ricardo Venâncio;

E o 4º e último segmento, de cor avermelhada (ou magenta), teve layout e arte-final de JCoelho, sendo o desenho inicial (pencil, como dizem os americanos) de Ricardo Venâncio.

O argumento para os quatro segmentos - que compõem um todo -, foi escrito pelo argumentista/gionista Nuno Duarte, que também escreveu o guião.
....................................................................................................
Há que felicitar o jornal i pelo apoio que está a dar à BD (posteriormente já publicou vários artigos sobre banda desenhada, acompanhados de imagens em quadricromia. Para além, claro, do artigo que sempre é publicado à 6ª feira, na coluna "Especialista BD", escritos por Cristóvão Gomes - hoje, 25 de Setembro, foi a vez de falar dos argentinos José Muñoz e do seu impressionante trabalho a preto e branco, e dos consistentes argumentos/guiões de Sampayo.
.....................................................................................................
Há apenas a lamentar que, devido talvez à necessidade de chamar a atenção dos leitores de forma mais impressiva, os responsáveis do jornal tenham posto uma frase menos fidedigna no destaque na primeira página (antes de mais, o regozijo deste bloguista bedéfilo por essa atenção à BD), mas a frase, repito, é que não corresponde à realidade, e foi a seguinte:
"Desenhadores portugueses da Marvel recordam o 11 de Setembro em BD para o i"
Ora a realidade é esta: houve desenhadores a trabalhar como freelancers para a Marvel (João Lemos, Nuno "Plati" e Ricardo Tércio), mas não estão - infelizmente - a colaborar em permanência com a citada editora americana. E desses três, nenhum deles colaborou nestas pranchas da peça "Aquele Onze de Setembro".
.................................................................................................
Mais um pormenor curioso:

Todos os ilustradores/autores de BD mencionados pertencem a um conjunto que utiliza as mesmas instalações - um amplíssimo espaço onde até já os vi a dar uns toques habilidosos numa improvisada "chincha" de papel! -, e esse conjunto adoptou a denominação de The Lisbon Studio.

Dele fazem parte: Ana Freitas, Frederico Sá, João Lemos, João Tércio, Jorge Coelho, Miguel Montenegro, Nuno Duarte, Nuno Plati, Patrícia Furtado, Pepedelrey, Pedro Potier, Ricardo Blanco, Ricardo Cabral, Ricardo Tércio, Ricardo Venâncio, Rui Lacas, Sara Barbas, Sérgio Duque.
_________________________________________
Os interessados em ver as postagens anteriores poderão fazê-lo, clicando na categoria indicada em rodapé, "Banda Desenhada portuguesa nos jornais"

Sem comentários: