domingo, agosto 30, 2009

Tertúlia BD de Lisboa - 301º Encontro - Ano XXIV - Convidado Especial: Ricardo Reis

Prancha da bd intitulada O Anticristo, realizada por Ricardo Reis (desenho) e André Oliveira (argumento), reproduzida originalmente no fanzine Efeméride (nº3 - Junho 2008)
Ricardo Reis vai ser o Convidado Especial (*) da Tertúlia BD de Lisboa, no seu 301º Encontro (Ano XXIV), dia 1 de Setembro - como sempre, na primeira 3ª feira do mês, e como, desde há vinte e quatro anos, no Parque Mayer.-----------------------------------------------------
RICARDO REIS

Ricardo Jorge Cortes Reis, 1983, Barreiro.
Desde cedo revelou apetência para o desenho e, naturalmente, acabou por adquirir o gosto por banda desenhada e ilustração (aliás, a BD é uma forma de ilustrar sequencialmente), o que o induziu a ingressar no Curso de Design de Comunicação da FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde se encontra a frequentar o 3º ano, na condição de finalista em Setembro.
Ao longo do curso estabeleceu contacto com outros ilustradores e argumentistas e, em conjunto, criaram o Núcleo de Ilustração, Banda Desenhada e Argumento da FBAUL, de que é membro desde 2005. Foi também, nos anos de 2003 e 2004, membro do Núcleo de Banda Desenhada Blatz da Universidade de Lisboa.
Tem participado em exposições diversas desde 2006. Nesse ano (Out./Nov) Ricardo Reis esteve presente com ilustrações e bandas desenhadas naquela que foi organizada pelo Núcleo IMAGINArte, na galeria da Associação de Estudantes da FBAUL.
Em 2007 (Fev./Março) participou, de novo com o colectivo IMAGINArte, no tema "Dá-me vinho que a vida é nada - Um Olhar sobre Fernando Pessoa", também na galeria antes citada, exposição que se repetiria entre 13 de Julho e 20 de Setembro, na Casa Fernando Pessoa (Lisboa). Ainda em Setembro, colaborou no tema "Uma Ideia Genial", no XV Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu.
Em 2009 (9 a 11 de Maio) participou, como finalista (incluído num grupo de 23 concorrentes não distinguidos com qualquer dos três primeiros prémios), na exposição do Concurso Europeu de BD de 2009, sob o tema "União Europeia e Cidadania - A tua cidadania na Europa", organizada pela Comissão Europeia, em Bruxelas.
Também tem concorrido a concursos: 2007 foi a sua primeira vez, com a bd "Fratello" (não premiada), respeitante ao tema "O Gato", no XIV Concurso de BD e Cartoon de Moura; e obteve o 1º prémio no XV Salão Internacional de BD de Viseu, com a bd "Uma Ideia Genial", relacionada com o tema "Humor".
Em 2009 foi primeiro prémio nacional no Concurso "União Europeia e Cidadania".
Colaborações em publicações de BD:
2008 - O Anticristo - bd a cores, numa só prancha, publicada no fanzine Efeméride (nº 3-Jun.08), dedicado ao tema "Super-Homem no Século XXI";
2007 - Uma Ideia Genial - bd publicada na revista trimestral Anim'Arte (nº 65-Out./Dez.07);
O Convento do Barba Rosa - bd a cores, de prancha única, editada no semanário Mundo Universitário (nº 78-24 Set.07);
Reconhecimento e Respeito - bd reproduzida no nº 1 do fanzine Faixa 9 (Jul. 07);
Pietà - bd impressa na revista Underworld. Entulho Informativo (nº 22-Inverno 06/07). Estas bandas desenhadas foram feitas sob argumento de André Oliveira.
----------------------------------------------------
Quem tiver interesse em ver postagens anteriores com os respectivos Convidados Especiais e/ou Homenageados, e correspondentes sinteses biográficas, poderá fazê-lo clicando no item Tertúlia BD de Lisboa indicado no rodapé

Sem comentários: