segunda-feira, junho 01, 2009

Tertúlia BD de Lisboa - Encontro Especial do 24º Aniversário

Ano XXIV - 2 de Junho 2009 - 298º Encontro

ENCONTRO ESPECIAL DO 24º ANIVERSÁRIO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA

"Tertúlia: pequena reunião de pessoas que, principalmente nos séculos XVII e XVIII, se juntavam para discorrer sobre qualquer matéria literária, para simples conversa amigável, ou para um passatempo honesto."in Novo Dicionário Etimológico de Língua Portuguesa"

Não se confinando rigorosamente dentro de tais parâmetros, a Tertúlia BD de Lisboa está contudo dentro do espírito da definição.
E, atendendo a que estamos já em pleno século XXI, pode considerar-se que ela não se afasta demasiado das congéneres antepassadas, no que se refere à intenção principal: a de permitir o convívio entre pessoas ligadas pelo menos por uma afinidade, no caso desta tertúlia bedéfila, o gosto pela Banda Desenhada.
Mas há uma segunda intenção, também muito importante, que é a de homenagear ao vivo - salvo as óbvias excepções - autores de BD veteranos, e de incentivar os mais novos.
No que se refere aos veteranos, alguns têm sido os casos em que a homenagem desta tertúlia foi a única que tiveram oportunidade de receber.
Quanto aos mais novos, que são os Convidados Especiais, a finalidade é dar~lhes um incentivo, através de diploma.
Quer o convívio, quer a citada prestação de homenagens, ou os incentivos, têm-se concretizado desde 3 de Junho de 1985, data do início da Tertúlia BD de Lisboa, uma associação informal, sem corpos gerentes, nem sócios, nem quotas.
...........................................................................
Nos aniversários anteriores, a partir de 1992, a tertúlia teve poiso nos seguintes restaurantes de Lisboa:
Quebra-Bilhas (1992 e 1993).
Este restaurante entretanto fechou, era uma daquelas "casas de pasto" (expressão antiga, algo em desuso) tradicionais, em pleno Campo Grande
Tatu (1994)
João do Grão (1995)
Real Fábrica (1996)
Sesimbrense - Feira Popular (1997).
República (1998) - Fechou, anos depois. Foi pena. Um restaurante localizado na cave onde tinham funcionado as oficinas gráficas daquele que foi um prestigiado jornal.
O Trigueirinho (1999)
Dois Mil (2000) - Já fechou.
Ti Lurdes (2001)
A Valenciana (2002)
O da Manecas - Parque Mayer (2003)
O Manel - Parque Mayer (2004)
Fragata - no rio Tejo, doca de Santos (2005)
5 Chaves (2006)
A Berlenga (2007)
Moinho Vermelho (2008)

Sem comentários: