quarta-feira, maio 27, 2009

Festivais, Salões BD e afins (Beja) - V Festival Internacional/2009

Pela 5ª vez, realizar-se-á em Beja um evento dedicado à Banda Desenhada, e, como de costume, bem organizado, com numerosos focos de interesse.
Haverá, por exemplo, nada menos do que 20 exposições. E como a duração do festival abrange 15 dias, isso dará oportunidade aos bejenses de apreciarem tudo nas calmas, como têm fama de serem apreciadores.
Já os forasteiros terão de acelerar, se apenas ficarem um fim de semana, visto que o festival engloba 20 exposições, e distribuem-se por vários locais.
Para mais, como muito bem sabe quem já esteve no Festival Internacional de BD de Beja, o evento não se esgota nas exposições, antes se expande por vários momentos de interesse, sejam os colóquios e mesas redondas, seja a apresentação de projectos individuais ou colectivos, além da presença de autores de nomeada.
Por exemplo, a 30 e 31 de deste mês de Maio (logo os primeiros dias) haverá a oportunidade de pedir um autógrafo ao escocês Gary Erskine, que já teve a seu cargo a componente de desenho das séries Judge Dredd, Hellblazer e Dan Dare, entre outras. ou ao americano Craig Thompson, o multi-premiado autor de Goodbye, Chunky Rice e Blankets (este último, espesso livro BD com cerca de 600 (!) páginas, publicado em 2003, e já vencedor de Prémios Eisner, Harvey e Ignatz, qualquer deles mais de uma vez.

Pelo sim, pelo não, eu continuo a recomendar que, para ampliar as imagens, basta clicar-lhes em cima - mas sempre calculando que os mais sabidos refilem. Paciência...
.......................................................................................................
Desta vez limitei-me a copiar as informações que me têm sido enviadas pela organização - impecável, eficientíssima, e com bom gosto na apresentação dos programas. No que se vê acima reproduzido, fica-se a saber que há quatro polos exposicionais, sendo o que apresenta maior número de mostras a própria Casa da Cultura de Beja (Rua Luís de Camões), como tem sido sempre habitual, de resto.
Aliás, um dos factores que mais valorizam o Festival Internacional de Beja é exactamente o facto de a organização contar com um edifício construído de raiz para funcionar como Casa da Cultura - coisa que não conheço em Lisboa, por exemplo, nem na Amadora.
Viva a província, viva o Alentejo!


Reconheço que no caso deste programa que me enviaram por e-mail, mesmo clicando-lhe furiosamente em cima, os resultados não são suficientemente visíveis, mal grado a disposição gráfica ser engraçada. Claro que quem for a Beja, no próximo dia 30, momento da inauguração na bonita Casa da Cultura, terá acesso ao folheto amplamente legível e funcional, e com boa mancha gráfica, como de costume.
Além disso, a dupla principal da organização - os Monteiro, Paulo e Susana (a bem conhecida Susa) - está sempre lá, a tempo inteiro a orientar os visitantes (incluindo nos copos à noite).


E há muito para ver, muitas pranchas originais espalhadas pelos locais bonitos e disponíveis para o Festival - seria isto possível em Lisboa? Duvido... - como é o caso da Biblioteca Municipal de Beja-José Saramago, Museu Jorge Vieira - Casa das Artes e Museu Regional de Beja, a funcionar como núcleos expositivos para muitas obras de muitos autores talentosos, estrangeiros e nacionais - a escolha feita pelo Paulo Monteiro costuma ser criteriosa.



E por falar em autores de talento, são mais de setenta, a representar oito países: Bélgica, Brasil, Estados Unidos, Escócia, Espanha, Itália, Sérvia (Sérvia? quem?) e, obviamente, Portugal.


A BD de novo em foco por terras alentejanas, com Beja a marcar presença graças ao seu Festival de Banda Desenhada, pela 5ª vez consecutiva (apreciem-se, na imagem em cima, os quatro cartazes das edições anteriores), embora Moura, decana de eventos bedéfilos no Alentejo, esteja, esperemos que apenas momentaneamente, parada - será que a crise atacou mais forte a autarquia mourense do que a bejense?
---------------------------------------------------
Como é meu hábito, gosto de passar tangentes ao início dos acontecimentos - conheço bem os meus compatriotas, sei que se lhes der as notícias com demasiada antecedência, o mais certo é esquecerem-se das datas dos eventos, por muito bedéfilos que sejam.
Mas como há sempre dúvidas que subsistem, aqui ficam dois contactos, o do e-mail e o do velho telefone fixo, e em qualquer deles, os esclarecimentos serão dados pelos ubíquos Paulo Monteiro e Susa Monteiro:
Tlf. 00351 284 313 310
............................................................................
E pela parte que me toca, aviso já: não contem comigo para novos "posts" aqui no blogue neste fim de semana, porque, claro, vou estar em Beja, pela 5ª vez consecutiva (e ainda não me fartei).
Depois venho a toque de caixa para a capital, a fim de finalizar a organização do 24º aniversário da Tertúlia BD de Lisboa (finalização de convites, edição dos fanzines Tertúlia BDzine e Folha Volante, preparação da folha (escrever o cabeçalho) para o Comic Jam, última prancha deste invulgar cadavre exquis, que depois editarei em papel.

Sem comentários: