quarta-feira, abril 08, 2009

Comic Jam - 8ª prancha

A presente prancha, 8ª da série "Comic Jam", teve, como sempre, aa.vv, ou seja, autores vários participantes da 276ª edição da Tertúlia BD de Lisboa. 
Eis os nomes:

1ª vinheta - Sá-Chaves (o próprio Convidado Especial da TBDL, João Paulo Sá-Chaves)
2ª vinheta - André Reis
3ª vinheta - Filipe Duarte [Gonçalves]
4ª vinheta - Fil [Luís Filipe Lopes]
5ª vinheta - Falcato [Miguel Falcato Alves]
6ª vinheta - Nuno Duarte (o "Outro Nuno", como às vezes ele se identifica, visto haver um homónimo argumentista de BD, já muito conhecido, além de colaborador das Produções Fictícias.

Já descrevi, em postagens anteriores relacionados com este tema (para as ver, basta clicar no título "Comic Jam", no rodapé sob esta prosa) qual o "modus faciendi" e a finalidade deste divertimento gráfico levado a efeito mensalmente na Tertúlia BD de Lisboa.
Como os caros amigos visitantes compreenderão, as imagens constantes destas pranchas não têm uma sequencialidade muito visível, já que cada vinheta é realizada por um autor diferente, que a concebe a seu bel-prazer.
Para agravar a possibilidade de compreensão, a maior parte das pranchas entretanto realizadas (a presente é a 8ª) centram-se, por vezes, em pessoas ou factos apenas conhecidos dos participantes na TBDL (factor muito bem definido na língua inglesa como "private joke").
É o caso flagrante da prancha reproduzida no topo deste poste: há referências visuais ao auto-retrato do Convidado Especial (constante da folha distribuída a todos os presentes, que aqui se mostra), e à informação contida na sua autobiografia acerca da colaboração com que participou na publicação libanesa Blue Steel (o que constituiu uma surpresa para a "tertuliana" Safaa Dib, nascida no Líbano), que teve oportunidade de constatar os bons conhecimentos de Sá-Chaves acerca do seu (dela) país de origem.

3 comentários:

Unknown disse...

Mais uma "Comic Jam" repleta de criatividade e qualidade gráfica! ;)

Este exercício consegue de facto, resultados finais surpreendentes e a abordagem espontânea dos vários participantes, de dados relativos ao "Convidado Especial", ficou muito bem conseguida!

De realçar as excelentes representações de cinco figuras altamente conhecidas no panorama mundial: Obama(Presidente de um país do outro lado do Atlântico), Sócrates (este aqui é apenas relativamente conhecido), Malia Obama(que na realidade tem apenas 10 anos e que de certeza terá outras preocupações diferentes do que arranjar um marido), Zézé Camarinha(apesar de estar apelidado de português típico, parece-me ser uma representação desse mito algarvio, das conquistas amorosas) e é claro, João Sá Chaves, mais conhecido pela sua identidade secreta, "O Libanês Blindado"!

Abraço e aqui esperamos novas e boas "Comic Jam" ;)

Paulo Marques

Joana Afonso disse...

Olá.
Desde já Muito Obrigada pelo comentário no meu Blog.
Mas nesse blog só estão as minhas experiências fotográficas e coisas mais relacionadas com o meu curso.
Se quiser ver algo mais relacionado com BD pode dar uma espreita neste site: http://cougermiau.deviantart.com/gallery/

E desculpe de não poder ter ido à Tertúlia BD.

Geraldes Lino disse...

Cara "Alguém" (aliás, Joana, e espero que não fique preocupada por eu dizer o seu nome, porque há muitas Joanas, no país em geral, e na BD em particular).
Por falar em BD: eu também tinha visto a sua página no [porque se trata de um portal] Deviantart, conheço-o bem, já lá fui ver o trabalho de muitos outros ilustradores/autores de BD.
Mas mesmo aí apenas encontrei três pranchas de banda desenhada (duas delas com feios erros ortográficos: não se escreve "pensas-te", mas sim "pensaste"; e não se escreve "não se esquessam" mas sim "não se esqueçam", veja se pode corrigir esses erros para evitar má impressão aos visitantes portugueses).
E não são muito representativas do seu talento, a não ser aquela bd muda, em 3 imagens, desenhada em papel "kraft", parece-me, de que gostei.
Quanto à Tertúlia BD de Lisboa, não tem de pedir desculpa de há alguns meses não participar. Tenho muito gosto em que vá lá quando lhe apetecer e tiver disponibilidade.
Saudações bedéfilas.
GL