domingo, outubro 26, 2008

Banda Desenhada portuguesa nos jornais (CVII) - Autora: Joana Sobrinho

 
BD "Spaghetti à portuguesa" da autoria de Joana Sobrinho no jornal Mundo Universitário

Sendo conhecido o facto de as mulheres estarem em flagrante minoria na área da autoria de BD (exceptuando na mangá, onde está a surgir uma razoável quantidade de criativas), não será despiciendo nomear as autoras que já colaboraram nesta rubrica BD:

1-Ana Maria Baptista (colorista)
2-Ângela Gouveia
3-A.Rechena
4-Cheila
5-Joana Figueiredo ("Júcifer")
6-Mariana Perry
7-Nazaré Álvares
8- Sílvia Matos e Lemos (argumentista)

4 comentários:

Ricardo disse...

Boas noites, estou escrever aqui porque como vi que este blog tem muitos visitantes e apreciadores de BD, gostava se me pudesse ajudar a divulgar algo de mau que a BD Amadora fez este ano, eu fui um dos participantes do concurso de bd deste ano, e quando fui á exposição, só estavam alguns trabalhos expostos, eu fui perguntar se faltava alguns porque a bd que tinha feito não estava lá e disseram que como tinha havido muitas participações só exposeram no festival as bds que tiveram votação ou seja, dezenas de participantes que não receberam qualquer avaliação gastaram o seu tempo e dinheiro como eu a fazer algo que gostavamos e que demorava muito tempo. Peço ajuda a divulgar isto, é injusto. Obrigado pela atenção

Geraldes Lino disse...

Ora aí está uma boa divulgação, o seu comentário fica aqui à leitura dos visitantes do meu blogue.
Em todo o caso, como vejo que tem acesso à internet, aconselho-o a criar você mesmo um blogue a tratar desse assunto, ou seja, a criticar directamente aquilo que considera uma injustiça, e a mostrar a banda desenhada com que concorreu. Terá assim a visibilidade que deseja.
Todavia, como fiz parte do júri do concurso, posso dar-lhe uma achega para ter uma visão mais abrangente do caso: é que houve umas dezenas de concorrentes, e o total de pranchas a concurso terão sido cerca de duzentas, o que significaria, a serem todas expostas, que seria necessário um espaço três vezes maior, o que seria incomportável para a diistribuição do espaço em função do interesse que cada exposição pode suscitar no público em geral, e não necessariamente estar dependente do gosto de todos os concorrentes de verem as suas bandas desenhadas expostas.

Geraldes Lino disse...

Viva Porfírio Silva
Peço desculpa de só agora responder, mas tenho andado extremamente ocupado com o meu fanzine Efeméride nº 3, e com a listagem intitulada "Blogues, sítios e portais portugueses de BD", que o caro confrade bloguista já conhece, mais que não fosse pelo facto de lá estar incluído, na Parte II, o seu interessante blogue "Macchina Speculatrix" (ou mais ou menos isto, estou a escrever de cor).
Entretanto, não sei se já viu, incluí na Parte I o seu estupendo blogue "Aos Quadradinhos", esse sim, declaradamente bedístico.
Saudações bedéfilas e bloguísticas.

Geraldes Lino disse...

Ainda falando consigo, Porfírio Silva, e visto que tive a honra da sua visita ao meu blogue, gostaria de o convidar, na sua qualidade de bedéfilo, a participar na Tertúlia BD de Lisboa, que se realizará no dia 4 de Novembro (primeira 3ª fª do mês, como acontece há 23 anos), no Parque Mayer, no restaurante a Gina. A partir das 20h estaremos lá cerca de 40 bedéfilos de todas as idades, em confraternização, haverá como sempre um Convidado Especial para conversarmos com ele.
Não ponho aqui o meu email nem o meu nº de telemóvel, por razões que compreenderá. Mas se quiser aparecer, será bem recebido.