terça-feira, junho 17, 2008

Banda Desenhada portuguesa nos jornais (CI) - Autores: Nuno Sarabando e Hugo Jesus

 
Com o episódio divertidamente crítico criado graficamente por 
Nuno Sarabando
sob argumento-guião de Hugo Jesus, suspende-se a publicação de bandas desenhadas em prancha, em simultâneo com o interregno da distribuição do jornal gratuito Mundo Universitário (MU) nas universidades, coincidindo com o término das aulas.

Tal como aconteceu no ano passado, os editores deste muito especial semanário decidiram voltar a dar-lhe aspecto diferente - utilizando o formato reversível, isto é, com duas metades em sentido inverso entre si, cada uma com diferente capa -, uma das metades destinada à leitura na praia, a outra para ser lida nos bares. 
O que implica, obviamente, distribuição nos locais apropriados, para o "people" ler enquanto se seca depois duns mergulhos matinais, ou na "naite" enquanto pousa o copo...

Claro que a banda desenhada não poderia deixar de estar presente, mas duma forma mais ligeira. Para tal, este bloguista que também coordena a rubrica BD do dito semanário, propôs à senhora directora, a jornalista Raquel Louçã Silva, que o MU publicasse uma tira de banda desenhada, autoconclusiva e divertida, semanalmente (num período de sete semanas, neste caso à 5ª feira), o que foi aceite.

Ora para fazer tiras divertidas decidi convidar apenas três autores-artistas-humoristas (e "rapidistas", capazes de criarem atempadamente cenas com piada): 
Derradé, que vai já aparecer na próxima edição, Álvaro e Pedro Alves.

Aviso aos caros amigos bedéfilos que têm andado a tentar coleccionar este jornal por causa da BD: comecem já a ir à praia e, se não conseguirem o exemplarzinho do MU, vão à noite beber uns copos, haverá MU's pelos bares do B.A. (e não só).
------------------------------------------------------
Aos interessados em ver quais os autores anteriormente focados nesta rubrica, aconselha-se a irem até à coluna da direita que se intitula "Etiquetas", e clicarem no item "Banda Desenhada portuguesa nos jornais"

Sem comentários: