sábado, abril 05, 2008

Banda Desenhada portuguesa nos jornais (XC)- Autor: A. Pilar

Cães e gatos há-os, numerosos, enquanto personagens na Banda Desenhada internacional, e a portuguesa não é excepção, embora só num ou noutro raro caso tenha havido algum felino com visível impacte no público apreciador de BD.
Van Dog, um cão divertidíssimo (mérito do seu criador, A. Pilar) apresenta-se como candidato a lugar de destaque nessa galeria. A sua criação deu-se num blogue, por conseguinte no espaço virtual da net, sendo que, a convite meu, apareceu pela primeira vez no tradicional suporte de papel de jornal (Mundo Universitário, nº 100, de 31 Março 08).

Pilar (António Pilar) é um nome quase que apenas conhecido dos especialistas da BD.
Com efeito, a sua estreia deu-se na revista Visão (publicação de grande qualidade embora de curta vida, existente entre Abril de 1975 e Maio de 1976), mas as suas bedês ficaram algo ofuscadas pelas de Victor Mesquita, Pedro [Massano], Carlos Barradas, J.L.Duarte, Nuno Amorim, ZéPaulo, Zepe.

5 comentários:

Luis Leal disse...

Amigo Geraldes Lino, sempre com informações estupendas sobre o mundo da BD! Queria pedir-te um favor, se tens informação (ou sabes onde posso aceder) sobre a bd "Quim e Manecas" e sobre a curta-metragem que fizeram em 1916! Talvez vá fazer um artigo sobre o tema aqui na Universidade da Extremadura!
Obrigado!
Perdi o teu e-mail, se mo poderes enviar para o lmlp1980@yahoo.es agradecia!
Um abraço e saudações bedéfilas!
Luís Leal

Inês Ramos disse...

O Van Dog é um espectáculo. Mais tiras podem ser visitadas aqui: http://www.van-dog.com/cms/729/

Nuno Amado disse...

No meu blog, desde Agosto do ano passado, tenho divulgado as tiras do Van Dog, com publicação de conjuntos de quatro tiras (desde as iniciais). Claro, com autorização de N. Pilar !

Inês Ramos disse...

Lino, só uma correcção: o blogue do Van Dog é aqui: http://www.vdcartoons.blogspot.com/
(não sei se quererás acrescentar à listagem de sites e blogues com cartoons e Banda Desenhada)

Geraldes Lino disse...

Cara amiga Inês
Esse blog está na listagem, só que não está com o nome do engraçado canino Van Dog, mas sim, com o título do blogue, VD Cartoons.
Em todo o caso, agradeço o teu cuidado, poderia ter-me sido útil.
Bjs.