domingo, fevereiro 10, 2008

Autor de BD como personagem da sua banda desenhada (X) - Moebius



Tal como Hitchcock tantas vezes fez nos seus filmes, também os autores-artistas de banda desenhada com frequência se auto-retratam nas suas narrações figurativas.

Moebius é apenas mais um exemplo dessa tendência, narcisística?, de se inserirem no enredo como autênticas personagens.

Como se pode observar nestas imagens, extraídas de O Desvio, primeiramente com o detalhe da figura de Moebius (aliás, Jean Giraud) no acto de desenhar.

Reprodução da prancha completa, de onde foi extraída a imagem acima.

 
Outra das pranchas da supra-citada obra, na qual se continua a observar Moebius como intérprete da sua própria banda desenhada.
Em Portugal, este episódio foi incluído no livro "Moebius - Arzach", de ASA Editores, em edição datada de Fevereiro de 2003.
Nota importante: Neste "post" existe uma facilidade técnica inexistente anteriormente: todas as imagens são ampliáveis.

---------------------------------------------
Postagens anteriores dedicadas ao mesmo tema:

(IX) - Fev. 27 - C. Cngr (Carlos Corujo "Zíngaro")
2007 (daqui para cima)
(VIII)-Set. 11 - Art Spiegelman
(VII) - Ag. 29 - Nuno Markl
(VI) - Ag. 20 - Pedro Morais (desenhador), Luís Almeida Martins (argumentista)
(V) - Jul. 7 - Augusto Trigo
(IV) - Jun. 26 - Nuno Saraiva
(III) - Maio, 5 - Robert Crumb 2006 (daqui para cima)
2006 (daqui para cima)
(II) - Nov. 16 - João Maio Pinto (desenhador), Esgar Acelerado (argumentista)
(I) - Out. 25 - Uderzo (desenhador), Goscinny (argumentista)
2005 (daqui para cima)

2 comentários:

Nuno Amado disse...

Moebius - Giraud , dos meus eleitos ... O Incal foi a serie (em conjunto com o "Bela mas Perigosa") que me fez despertar na BD para muito mais além de Lucky Luke e Asterix!

Geraldes Lino disse...

Viva Bongop. Sei que conheço a quem pertence esse pseudónimo, mas como tenho dificuldade em fixar todos os nomes de toda a gente da BD que conheço (e pela minha tertúlia já passaram mais de 1000 bedéfilos), ainda mais dificuldade tenho em associar os nomes reais aos pseudónimos (com cujo uso me insurjo veementemente,sempre! pq não entendo o motivo, hoje em dia, deste anonimato na net), por isso não sei bem com quem estou a falar. Mas do que não tenho dúvidas é a de concordar consigo que o autor-artista Moebius (ou Jean Giraud) foi um dos que teve influência concreta, numa vasta camada de leitores-visionadores, na elevação do conceito da Banda Desenhada.
Saudações bedéfilas.