quarta-feira, outubro 10, 2007

Festivais, Salões BD e afins - (Amadora) 18º Festival/2007

Cartaz do FIBDA 2007 (*)

Milo Manara, um dos expoentes da BD erótica (por vezes a saltar a ténue barreira que a separa da pornográfica) vai estar de novo na Amadora, e, obviamente, será um dos maiores atractivos do evento. Isto sem desprimor para outro autor bastante importante, embora de estilo e temática bem diferentes, Lewis Trondheim, que também virá a Portugal.

Talvez por o tema central deste ano do festival ser a Maioridade, uma das exposições localizadas no Piso1 do Fórum Luís de Camões será exlusivamente visionável por maiores de 18 anos, e as pranchas expostas pertencem a Milo Manara (claro), Liberatore (espantoso artista da BD), Mattioli e Leone Frollo.

Uma das exposições que mais atrairá os bedéfilos tem a ver com o projecto "100 BDs do Século" (que foi levado a cabo pelo CNBDI, e em que estiveram envolvidos vários especialistas, incluindo este bloguista), e que, por agora, deu azo à realização de uma mostra reduzida às dez obras de Figuração Narrativa mais votadas entre essas cem. O título será, pois, As 10 BD's do Século XX, e estarão representadas as seguintes personagens ou séries:
Little Nemo
Krazy Kat
Tintin
Batman
Spirit
Peanuts
Astérix, Blueberry, Corto Maltese
Maus

Para além do núcleo central do festival, que mantém a localização no Fórum Luís de Camões, na Brandoa, haverá, como em anos anteriores, outros núcleos exposicionais: Galeria Municipal Artur Bual, Casa Roque Gameiro, Recreios da Amadora e CNBDI.

(*) Não se estranhe o aspecto algo artesanal da imagem do cartaz, pois trata-se, neste caso, do aproveitamento da capa do catálogo distribuído à imprensa.

2 comentários:

Anónimo disse...

BD Amadora :)

Fantástico! Um belo evento da Cidade Amadorense.

A Universidade de Yôga da Amadora, reconda a todos os alunos visitem esta bela exposição.

SwáSthya!

Anónimo disse...

Vamos ver se não perco o Milo Manara.
Vida complicada, com a estreia do meu espectáculo. Em anteriores ocasiões estive com Milo Manara e Alvarez Rabo em dias do meu aniversário. Este ano não bate certo.
A novidade é que já vou andar armado com a minha máquina digital.