sábado, julho 07, 2007

Tertúlia Lisboa de Blogues - Em 7 do 7 de 07, primeiro encontro

Imagem de tango, seleccionada do "post" "Só ar, soar e ressonar" do blog DOTe COMe, de F. Penim Redondo
7 do 7 de 07, a data de hoje, sente-se apelativa para se iniciar qualquer coisa... e porque não uma tertúlia formada por gente activa da blogosfera, os chamados bloguistas (ou "bloggers").

E visto que estamos em Lisboa e a ideia é aqui que nasce, ocorreu-me dar-lhe o título de Tertúlia Lisboa de Blogues. Quanto ao dia sete, e apesar de, genericamente, lhe ser atribuído algum sentido cabalístico, a verdade simplista tem a ver com o facto de ter (também) reparado nesta curiosa conjugação de algarismos.

Fazendo desta apresentação também um pequeno regulamento - ainda em esboço, a ser aumentado e aperfeiçoado através da contribuição dos participantes - fica estabelecido que:

1. Sempre no dia 7 de cada mês, entre as 22h e as 23h, todos os bloguistas de Lisboa e arredores (ou seja: da Área Metropolitana de Lisboa) podem participar na tertúlia, qualquer que seja o tema do respectivo blogue.

2. O local de encontro será, até ver, o bar Estádio (na rua S. Pedro de Alcântara, nº 11, Bairro Alto), por conseguinte um sítio bem central.

Da relativa exiguidade do espaço, bem como à grande afluência que nele se verifica a partir de 5ª feira (trata-se de um popular ponto de partida para a noite no Bairro), nasce a restrição inicial à participação de bloguistas de outros pontos do país na tertúlia. O que não impede que esses possam nela integrar-se, sempre que o desejem, após terem estabelecido contacto com algum dos bloguistas da tertúlia, que dará conhecimento ao organizador.

3. Em circunstâncias especiais de relevância qualitativa de um determinado bloguista de grande projecção mediática (por exemplo: Pacheco Pereira) que aceite participar na tertúlia, poder-se-á organizar um colóquio com ele em local diferente e apropriado para o efeito.

4. Fica proposto, neste arranque do projecto, que cada bloguista leve para o encontro cópias em papel de vários "posts" do seu blogue, de forma a permitir fácil visionamento do trabalho dos vários participantes entre si, uma componente interactiva do encontro (no futuro, poderá acontecer cada bloguista levar um computador portátil).

5. Desde já se lança o desafio aos bloguistas ilustradores para inventarem um logótipo para a Tertúlia Lisboa de Blogues - TLB. Será constituído um júri que decidirá qual o vencedor.

6. Para ilustrar o meu "post" mensal relativo a cada encontro, seleccionarei uma imagem que me agrade (com a devida permissão) de qualquer um dos blogues pertencente a bloguista aderente ao projecto.
--------------------------------------------------------
Neste primeiro encontro está prevista a presença de vários bloguistas, cujos nomes se registam, bem como os títulos dos seus blogues (não se indicam "sites") e respectivos temas:

1. Geraldes Lino
Divulgando Banda Desenhada: http://divulgandobd.blogspot.com/
Fanzines de Banda Desenhada: http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com/
2. Inês Ramos
Porosidade Etérea: http://www.porosidade-eterea.blogspot.com/ - Tema: Poesia
Queridos Gatos: http://queridos-gatos.blogspot.com/
3. Alexandra Gil
Bolas de Sabão Invisíveis: http://bolassabao.blogspot.com/ - Tema: Crónica, Fotografia
4. Pepedelrey
http://lifeofpepe.blogspot.com/ - Tema: Crónica, BD, Ilustração
5. Jorge Coelho
Almirante Fujimori: http://almirantefujimori.blogspot.com/ - Tema: BD, Ilustração
6. Rui Gamito
O Pires Voador: http://opiresvoador.blogspot.com/ - Tema: BD, Ilustração
7. Ana Freitas
Woot Doodles http://wootdoodles.blogspot.com/ - Tema: Ilustração, Mangá
8. Rui Diniz
Corte D'Elrey http://cortedelrei.blogspot.com/ - Tema: Poesia
Lucidez. Segredos e Perguntas (Podcast): http://lucidez.net/news.php - Tema: Filosofia
9. Pedro Potier
DeLaBonne: http://chezpotes.blogspot.com/ - Tema: Ilustração, BD
10. Fernando Redondo
DOTe COMe: http://dotecome.blogspot.com/ - Tema: Política, Actualidade, Cultura
11. Miguel Ramos
Sopros: http://soprosdimproviso.blogspot.com/ - Tema: Generalista, com incidência na Cultura

13 comentários:

dedazul disse...

Olá Geraldes,
Só hoje tomei conhecimento do encontro que decorreu no passado sábado, por isso ficará para uma próxima vez.
De qualquer modo, até breve.
Não sou uma bloguista ferranha, por isso pergunto se existe uma maneira de te passar o mail sem ser aqui?

Ângela Ribeiro
www.mala-em-viagem.blogspot.com

raybanana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
raybanana disse...

Caro Geraldes, de referir que a DrKartoon iniciou agora um blog e um forum sobre, obviamente, Bd!
Ficam aqui os links:
www.drkartoon.com/blog
www.drkartoon.com/forum

Abraço
Miguel Reis

Anónimo disse...

Olá, rapaz!
Já que não tens endereço de email no teu "perfil" (há quem diga que é obrigatório)venho, por aqui, dizer-te que acabo de dar contigo graças à poesia etéria.
Felizmente continuas a bulir. Apesar de já lá irem muitos anos após os tempos da Veiga Beirão, há quem não desista. Tu, dos teus bonecos, eu das minhas gravações.
Um abraço
Luis Gaspar

Menina Marota disse...

Parabéns pela iniciativa.
:))

Geraldes Lino disse...

Olá Ângela Ribeiro
Eu também não te pude dizer nada porque não tinha o teu contacto. apenas conheço o teu blogue. Comigo acontece o mesmo: eu não quero divulgar publicamente o meu e-mail. Desculpa o mau jeito, mas tens de me escrever para:
Apartado 50273
1707-001 Lisboa
Se fazes favor, envias-me os teus contactos (email e telemóvel).
Abraço.

Geraldes Lino disse...

Olá Luís Gaspar! Soube de ti pelo José de Matos-Cruz. Poderias também dizer: já lá vão muitos anos depois das nossas colaborações radiofónicas na rádio (Emissora Nacional e Rádio Clube Português). Depois disso, a seguir ao 25 de Abril, tive programas em rádios piratas (ROLA- Rádio Onda Livre da Amadora e RPL-Rádio Popular de Lisboa) onde, em ambas, fiz programas dedicados à minha musa predilecta, a Banda Desenhada. Embora, claro, goste muito de várias manifestações artísticas e/ou culturais: Teatro, Música, Cinema, Literatura (a ordem dos factores é arbitrária).
Quanto ao facto de não ter o endereço do meu e-mail (e grande número de bloguistas também não têm), é uma forma de evitar alguns e-mails não solicitados, e, mesmo assim, se estou um ou dois dias sem tratar deles, fico com a caixa entupida.
Abraço.

Geraldes Lino disse...

Peço desculpa pelo pleonasmo de "colaborações radiofónicas na rádio". Pura distracção e não revisão do texto:-(

Geraldes Lino disse...

Obrigado "Menina Marota".

Anónimo disse...

Caro Lino:

Estava-te a fazer falta na vida criar uma tertúlia.
Percebia-se nitidamente pelo teu olhar.

Quanto ao Luís Gaspar, foi meu colega na Team/Protásio, em 1987. Passámos uma tarde nos estúdios "Na mouche" a gravar um anúncio do detergente Javisol.

Podes ouvi-lo a declamar-me em www.truca.pt, em Palavras de Ouro.Procuras o meu nome. Estou ao pé de outro poeta razoável, o Vaz.

Pensei que já sabias.

Entre a Inês e o Luís Gaspar há uma relação de muita afectividade, por motivos que ela não terá problemas em explicar-te.

Sara Franco® disse...

Olá! Gostava muito de aderir a esta iniciativa, que achei super interessante, mas este horário é um pouco complicado para mim. Se não me levarem a mal propor uma alternativa, que tal o primeiro sábado ou domingo de cada mês,à tarde? Já soube pela Inês Ramos que o dia 7 tem a ver com o facto de ter começado a 7/7/2007, mas não há nada como tentar.....
Sara
www.sara-franco.blogspot.com

Geraldes Lino disse...

Olá [desconhecida] Sara Franco: já visitei os seus blogue e "site", e gostei de os ver, em especial as suas ilustrações (aquele gato deve ter agradado à gatófila Inês, e agradou ao apreciador de desenho que eu sou).
Quanto à sua sugestão de mudança de dia: sou um veterano na organização de iniciativas colectivas, e sei, por experiência "no terreno", quanto é difícil conciliar as disponibilidades de todos.
A verdade é que, mantendo a "piada" dos encontros no dia 7 (visto que a Tertúlia Lisboa de Blogues começou no dia 7 do 7 de 07 (um sábado...), já em Setembro será a uma 6ª feira, favorável à maioria das pessoas, e em Outubro será a um Domingo.
Espero que, o mais tardar, nos encontremos em Setembro e em Outubro!

Sara Franco® disse...

Até lá gostava de lhe ir mostrando umas coisas, como é que posso contactá-lo sem ser aqui pelo blog?(email). O meu está disponível no meu: http://sara-franco.blogspot.com/