terça-feira, maio 29, 2007

Exposição de BD - O AR.CO na Galeria Municipal de Arte de Almada

Capa do catálogo da exposição, excerto da banda desenhada Ele Tem Pedras nos Bolsos, da autoria da dupla Tiago Albuquerque (autor do desenho) e Rui Aires (autor do argumento)

Entre 24 de Maio e 28 de Julho 2007, na galeria Municipal de Arte de Almada, está visitável a exposição Banda Desenhada no AR.CO.
Citando Jorge Nesbitt, um dos coordenadores do evento: "A presente exposição junta uma selecção de trabalhos de alunos e ex-alunos do departamento de Ilustração/B.D. que se destacaram pelas suas capacidadesde execução gráfica e narrativa na área da banda desenhada." Ou, como escreveu Nuno Saraiva - autor de mérito e professor de banda desenhada no AR.CO - em painel integrante da exposição: "(...) No início, os gestos andavam torpes. Já haviam banda-desenhado tiques, confessando influências e mimetismos no sketch-book. Depois, o traço e a alma ganharam ares de fórmula e lançaram-se sobre o complicado desafio. (...)"
No conjunto de reproduções expostas, em formato ampliado, podem ver-se pranchas de BD de autores-artistas individuais, como acontece com Francisco Lobo (que, numa das bedês, não criou o argumento, antes fez a adaptação literária de um conto de Max Aub), e Mafalda Casais, mas também de duplas compostas por desenhador-argumentista, casos de Edgar Raposo (desenho) e CM (argumento), Inês Casais (desenho) e Francisco Serra Lopes (argumento), Madalena Pereira (desenho) e Pedro Vieira Moura (argumento), Susana Carvalhinho (desenho) e João Paulo Cotrim (argumento), Tiago Albuquerque (desenho) e Rui Aires (argumento).
Há ainda outra vertente, a das duplas que dividem o argumento e o desenho entre si, em partes mais ou menos iguais, casos de Margarida Calão Rocha e Hauke Vagt, Rita Tátá e Tiago Tútú.
Resta mencionar o nome dos desenhadores que se basearam em tramas ficcionais desenvolvidas no "workshop" de argumento para BD do AR.CO (Centro de Arte e Comunicação Visual), como aconteceu com Monia Nilson e Vasco Gargalo.

Prancha da banda desenhada The Sucks. O Aniversário, realizada graficamente por Inês Casais, sob argumento de Francisco Serra Lopes

Maelstrom, título da banda desenhada criada por Francisco Lobo, em adaptação literária, também de sua responsabilidade, num conto extraído do livro "Crimes exemplares", de Max Aub

Curiosamente, neste blogue já se viram pranchas de BD de Francisco Sousa Lobo e Vasco Gargalo, ambos autores-artistas colaboradores da rubrica BD do jornal Mundo Universitário, que existe há dois anos sob coordenação deste mesmo bloguista (ver em http://divulgandobd.blogspot.com, nos "posts" de 2005-Out.13 e 2007-Maio 1, respectivamente). E se ainda não se viu nada de Susana Carvalhinho, não foi por não a ter convidado, quando nos conhecemos no lançamento do álbum Dias Eléctricos, em que ela colaborou.

Quanto à exposição: absolutamente imperdível, com a arte da narração figurativa em alto nível, apesar de montada num nível mais baixo :-). Isto em termos de altitude, claro, atendendo a que o amplo e bem iluminado local expositivo da galeria onde estão as obras de BD fica numa cave...

A Galeria Municipal de Arte de Almada situa-se na Avenida D. Nuno Álvares Pereira, nº 74, e funciona de 2ª a 6ª das 10h às 12h30, e das 14h às 18h, no sábado apenas das 14h às 18h.

Um horário que permite, aos bedéfilos lisboetas e amantes da arte em geral, visitarem esta inesperada exposição.

Sem comentários: