terça-feira, agosto 08, 2006

Álbuns de BD imprevisíveis e difíceis de obter (I) - "O Passeio de Inês", por Carlos Rocha (desenho), José Carmo (arg.)

Capa do álbum "O Passeio da Inês"

Sob vários apoios, entre os quais o Governo Civil de Faro e Câmara Municipal da mesma cidade, esta obra de características didáctico-pedagógicas foi concebida por José Carmo (Chefe Carmo, assim nos é apresentado), da Escola Segura da Esquadra Sede da PSP de Faro, realizada em banda desenhada por Carlos Rocha, e finalizada na cor e digitalização por Hugo Vedes.

O estilo utilizado na concretização do episódio é o habitual em Carlos Rocha, que está à vontade no registo cómico, acrescentando desta vez uns laivos dos tiques "mangá", em especial na forma de fazer os olhos das crianças, com destaque para as pupilas cintilantes.
Prancha inicial da bd "O Passeio da Inês"

Apesar da invulgarmente elevada tiragem que teve, este álbum é peça difícil de conseguir, porquanto, tratando-se de uma banda desenhada com finalidades didácticas (onde se mostra o que pode acontecer às crianças que não usem cadeirinha e cinto de segurança), destina-se a ser distribuída gratuitamente pelas escolas do 1º e 2º ciclos do Algarve.

A sorte deste bloguista, de ter conseguido um exemplar, está relacionada com o facto de Carlos Rocha já ter passado pela Tertúlia BD de Lisboa como Convidado Especial, daí que tenha tido a amabilidade que se depreende. Também ajudou o facto de haver no IPJ de Faro uma pessoa chamada Rosa Moreira que, apesar de não me conhecer, foi extremamente prestável, prontificando-se a contactar o Rocha, de quem é amiga, resolvendo assim o problema de ele não ter telemóvel (parece que já teve, mas desistiu...) nem usar e-mail. Ou seja: praticamente incontactável.

O Passeio da Inês
Banda desenhada em 10 pranchas
Texto adicional do Código da Estrada nos artigos relativos ao transporte de crianças
Autores: Carlos Rocha (desenho), José Carmo (argumento)
Álbum em formato A5, impresso em quadricromia
Capa e contracapa e 32 páginas (onde se incluem as 10 da bd, as restantes com artigos do Código da Estrada relacionados com o transporte de crianças em automóvel), em papel "couché" de boa gramagem
Edição patrocinada por várias entidades
Data da edição: [19 de Maio de 2006]
Tiragem: [50.000]
(Estas duas informações não constam em nenhuma parte, até porque o álbum não apresenta ficha técnica, foram obtidas por acaso numa notícia publicada no jornal regional "Postal do Algarve").

Sem comentários: