sexta-feira, maio 12, 2006

Jornais com Banda Desenhada (XI) - Mundo Universitário - Autor: Pepedelrey

Na eskina eskura um conto curto gráfico, no estilo inconfundível do seu autor Pepedelrey

Nesta 28ª banda desenhada reproduzida no Mundo Universitário (nº 37 - 8 de Maio 06), aparece, pela 2ª vez, a assinatura de "Pepedelrey", um pseudónimo que já substituiu, há muitos anos, o nome verdadeiro do respectivo autor/artista. É a sério, grande parte dos que contactam com ele não lhe conhecem o nome.

O que toda a gente sabe - e duas provas ficam aqui visíveis - é que o Pepe é um autor completo: imagina histórias e desenha-as com enorme facilidade.
Mal de amores- título da bd autoconclusiva, de prancha única

Pepedelrey, com este episódio "mal de amores", publicado no jornal "Mundo Universitário" nº 18, de 9 de Maio de 2005, foi o 9º autor a colaborar neste meu projecto. Sempre muito rápido, sempre com um tema pronto a sair, porque a sua própria vida lhe fornece pistas, ficções embrionárias aptas a transformarem-se em imagens e legendas.
--------------------------------------------
Pepedelrey, ou mesmo só Pepe, tem a ver com alguém chamado Pedro Daniel Diniz da Silva Pereira, nascido em Fátima (quem o conheça bem, pensará: quem diria...) em Fevereiro de 1967.
Fez o 12º Ano na área de Imagem e Comunicação Áudio-Visual. Tem bandas desenhadas publicadas em numerosos fanzines (alguns dos quais editados por ele mesmo), sendo mencionáveis os seguintes: Hyena, Ritmo, Boletim CPBD, Max, Eros, Kiwi Podre, Ovelhas Anarquis, "Recortes, The Killer Season Fanzaine, Improvisos na toalha de mesa, Tertúlia BDzine, Efeméride.
Fez, sob argumento de Marte, o álbum Policial Chindogu, e com o argumentista Nuno Duarte realizou Paris Morreu. Em Maio de 2005 fez, numa prancha autoconclusiva, a bd "Mal de Amores", para o jornal Mundo Universitário. E em Abril foi editor e co-autor da obra em álbum Virgin's Trip, uma edição estrategicamente editada em língua inglesa, porque, como ele diz, "qualquer português leitor de BD é capaz de ler em inglês, e não é fácil mostrar no estrangeiro uma banda desenhada escrita em português".
Faz sentido mas...
Aguardemos os resultados.

3 comentários:

Ferrão disse...

Em primeiro, muitos parabéns pelo blogue!Dos melhores sobre BD, tendo um conteúdo muito interessante e original.
Gostava também que me informasse de onde posso adquirir o Virgin's Trip, de preferência em Lisboa. Talvez na Bdmania? Obrigado ;)

Pepe disse...

Caro Ferrâo
Viva. O livro Virgin's trip está à venda em várias lojas em Lisboa e Coimbra. Ainda não para o Porto por motivos logisticos. Em Lisboa está na Mongorhead, King-pin-of-comics, BdMania, etc. A banda sonora do livro ainda não está à venda por razões de produção das cópias legais, que espero esteja desbloqueada no próximo mês.

Pepedelrey

Anónimo disse...

Ainda não está no Porto, porque ainda não me enviaram! :)

Hugo
www.centralcomics.com