quinta-feira, fevereiro 09, 2006

1º Concurso de banda desenhada infanto-juvenil de Colares - Regulamento (e não só)

Cartaz da autoria de Paulo Marques
É a primeira vez (que eu saiba) que, em Colares, se realiza um concurso de banda desenhada, com a especial característica de ser direccionada a uma faixa etária específica, a que engloba apenas as crianças e os adolescentes.

O que significa que o concurso estará acessível a duas faixas etárias, sendo o das crianças (1º escalão) destinado a quem tenha entre 8 e 11 anos, e o dos adolescentes (2º escalão) aos candidatos com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos.
Este concurso vai ser efectuado de uma forma bastante original, creio até que será o primeiro em Portugal com este "modus faciendi": os concorrentes ficarão reunidos no dia 4 de Março nas instalações do Sport União Colarense (Largo de Colares, junto à Igreja Matriz), entre as 9 horas da manhã e as 13h30, hora a que serão recolhidas as bandas desenhadas nesse período de tempo.
Uma informação importante: o tema é livre.
Claro que os concorrentes já podem levar as ideias bem arrumadas na cabeça, a tarefa a realizar na prática será a de as transformarem em imagens sequenciais.
O tempo que cada concorrente terá para a concretização da banda desenhada é, portanto, apenas quatro horas e meia, mas a organização apenas indica como sendo quatro o número máximo de pranchas (formato A4) e não indica o mínimo, o que significa que pode ser apenas uma prancha, a cores ou a preto e branco.
Haverá prémios para as três melhores bandas desenhadas, seleccionadas por um júri composto por Paulo Marques, novel autor/artista de BD, Filipa Vaz, estudante do 4º ano de Belas Artes, Fernando Wintermantel, organizador da Feira Ecológica de Sintra e o editor do blogue que está agora a visitar.
O prémio mais valioso será o que consiste na publicação das bedês no "site" Entropia, um sítio de divulgação artística. Claro que dos resultados do concurso, incluindo o nome dos vencedores, se dará aqui notícia.
-------------------------------------------------------------------------
Mas o evento tem mais que se lhe diga.
Após a finalização das bandas desenhadas, às 13h30, haverá intervalo para almoço.
Depois, às 15h00, os concorrentes e acompanhantes poderão assistir, gratuitamente, ao espectáculo "Que Sensação", um musical baseado na peça "Wicked", da Broadway, interpretado por Fátima Mota e Márcio Inácio, membros da Associação Primo Canto.
Claro que esta versão será muito simples e bem mais curta - durará apenas 20 minutos! - e é essencialmente dirigido às crianças, mas de igual modo agradará aos adolescentes e aos adultos.
Pelas 16h00 será o momento de anunciar os nomes dos vencedores, e ser-lhes-ão entregues os respectivos prémios.
Esta iniciativa artística e cultural teve a inestimável colaboração da Alagamares, Associação Cultural com sede exactamente em Galamares.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo Geraldes Lino,

Envio-lhe os parabéns pelo seu fabuloso blogue, de inestimável valor para a divulgação da BD em Portugal. Apenas um pequeno esclarecimento: a Alagamares-Associação Cultural tem sede em Galamares, freguesia de S. Martinho, a qual faz fronteira com Colares. Um convite: venha colaborar connosco!

Um abraço, Ricardo Carvalho.

--------------------------------------------------------
ALAGAMARES - ASSOCIAÇÃO CULTURAL
Caves de S. Martinho, Av. 25 de Abril, n.º 133
2710-250 Galamares - Sintra
Portal: www.alagamares.net, Fórum: forum.alagamares.net
Blogue: blogue.alagamares.net, Email: info@alagamares.net
--------------------------------------------------------

Geraldes Lino disse...

Caro amigo Ricardo Carvalho
Grato pelo elogio. Peço desculpa pela inexactidão, que já corrigi, graças à sua útil informação.
Quanto a colaborar com a vossa simpática colectividade, aí estarei a fazer parte do júri de cujo a Alagamares é parte integrante.
Um abraço.
Geraldes Lino