terça-feira, janeiro 31, 2006

Angoulême - 33º Festival (III) - Lewis Trondheim, Grande Prémio

Lewis Trondheim no momento em que, após ter sido anunciado como Grande Prémio de Angoulême, agradece algo sarcasticamente, os aplausos do público

Lewis Trondheim (aliás, Laurent Chabosy, o seu verdadeiro nome) nasceu em Fontainebleau, França, em Dezembro de 1964.
Lapinot, a personagem de referência de Trondheim
É inquestionável tratar-se de autor talentoso e prolífico: o seu nome aparece a assinar, em apenas uma quinzena de anos de actividade artística, perto de uma centena de obras editadas em álbuns, especialmente dedicadas às séries Donjon e Lapinot, sendo esta última a de maior sucesso comercial, e que ele acaba de "matar" na sua última aventura.

"Ele faz parte desta geração de autores de banda desenhada que se tornaram autores literários", disse dele Nikita Mandryka, um nome importante do núcleo de autores já consagrados.

Com efeito, Trondheim não é propriamente um virtuoso do desenho, mas desenvolveu uma técnica narrativa bastante original, tendo a vantagem de ser um excelente argumentista, o que faz com que as suas obras sejam do tipo a que se dá prioridade à história em detrimento do gozo estético proporcionado habitualmente pelas imagens.

Lewis Trondheim foi co-fundador da emblemática editora L'Association. Portanto já terá alguma prática directiva e organizativa, o que lhe será útil para bem desempenhar o seu futuro papel de Presidente do Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême, em Janeiro de 2007.

Sem comentários: