terça-feira, novembro 14, 2017

Diabetes, doença vista pela BD




A ciência está sempre em evolução, e é muito importante que sejam divulgados os seus avanços em prol da humanidade.

Uma das formas mais acessíveis e apelativas de o fazer é através da banda desenhada, e o cientista João Ramalho Santos tem bem clara essa noção, daí que, com o apoio do ilustrador André Caetano, já o tenha feito anteriormente (1) e (2).

Desta vez, sob o título "Viagens na Diabetes", viaja-se pelas imagens bem desenhadas e coloridas aprendendo-se, de forma didáctica, tudo o que se conhece acerca daquela doença crónica que afecta milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, em que consiste, como é possível identificar pessoas em risco e intervir antes da doença se instalar.

Na escrita do texto científico, João Ramalho Santos teve a colaboração de Sara Varela Amaral, e na componente científica teve a participação dos investigadores Alexandrina Ferreira Mendes, Ana Duarte, Ana Rita Álvaro, Ana Teresa Viegas, Cláudia Cavadas, Cristina Carvalho, Ermelindo Leal, Eugénia Carvalho, João Moura Alves, John Jones, Ludgero Tavares, Mireia Alemany, Nuno Empadinhas, Paula Moreira, Paulo J. Oliveira, Pedro Gomes, Renata Tavares, Sandra Amaral, Sara Silva, Sónia Correia, Susana Cardoso. 
    
(1) http://divulgandobd.blogspot.pt/2016/01/bd-portuguesa-em-jornais-utopias.html

(2) http://divulgandobd.blogspot.pt/2017/03/criticas-e-noticias-sobre-bd-na.html



 
-------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens dos vários temas poderão fazê-lo clicando nos itens BD portuguesa em jornais ou Ciência e BD, incluídos em rodapé 

Sem comentários: