domingo, março 26, 2017

Jankenpon - Jornal de banda desenhada

 
      #0 do Jankenpon (Março 2015) é já raridade


         #1 do Jankenpon (Dez.2015/Jan.2016)



          #2 do Jankenpon (Fev./Março 2016)
 


         #3 do Jankenpon (Abril/Maio 2016)


          #4 do Jankenpon (Jun./Jul.2016)


            #5 do Jankenpon (Ag./Set.2016)


                #6 do Jankenpon (Nov./Dez.2016)


            #7 do Jankenpon (Fev./Março 2017)
-----------------------------------------------------------
Depois das capas dos sete números publicados do JanKenPon (mais o teaser #0), reproduzo em seguida alguns excertos de bandas desenhadas/mangás neles incluídas nos vários números:

Jankenpon #0


Joana Rosa é a autora da primeira mangá publicada no jornal Jankenpon, logo no nº0, com o títuloTMG: The Mighty Gang - Missão 06, episódio: Fogo Contra Vento, que teve direito a 16 pranchas/páginas, quase todo o jornal.
Apenas sobejaram duas páginas para a mangá Ayaka e Yuki 4Koma #1, da autoria de Maria Borges, já antes editada na revista Banzai #4.
Note-se que este #0, publicado a título experimental, teve apenas 24 páginas, menos do que as edições seguintes.
--------------------------------------------------------
Jankenpon #1 



Sara Ferreira e Gisela Martins apresentam-se sob o pseudónimo "Star Two", e são as autoras da mangá I Love You, de que se apresenta em cima a segunda prancha.
Este #1 integra, além da citada colaboração das "Star Two", a mangá Missão 01 de TMG: The Mighty Gang, de Joana Rosa, (cuja Missão 06 já tinha sido impressa no #0), Dragon Nanny (13 pranchas), desenhadas por Íris Loureiro sob argumento/guião de Ricardo Andrade, e volta a ver-se Ayaka e Yuki de Maria Borges. 
-------------------------------------------
Jankenpon #2

Vanessa Ribeiro (desenhadora) e Joana Varanda (argumentista), são as autoras da mangá em seis pranchas Imposição, (imagem em cima) vencedora da 1ª edição do concurso de banda desenhada "A Mulher e o Mundo", organizado em 2016 pela parceria formada pelo jornal Jankenpon, e o festival Comic Con Portugal.


Joana Mosi é a autora (argumento e desenho) da banda desenhada A Questão de Ser Mulher, 2ª classificada no  concurso de BD antes mencionado "A Mulher e o Mundo".
----------------------------------------
Jankenpon #3

Íris Loureiro (desenhadora) e Ricardo Andrade (argumentista) são os autores da extensa banda desenhada/mangá Dragon Nanny, iniciada no Jankenpon #1, (13 pranchas), e ainda não concluída neste número com mais 11 pranchas. Continua no próximo número! 
---------------------------------------------
Jankenpon #4


Sara Duarte Ferreira (desenhadora), Rui Zink e Ricardo Andrade (argumentistas/guionistas) são os autores da banda desenhada/mangá O Conto de Duas Saudades. Esta peça tem meia parte que se vê/lê no sentido ocidental, da esquerda para a direita, e outra meia que se vê/lê no sentido japonês, da direita para a esquerda, sendo este o caso da prancha/página acima reproduzida.
----------------------------------------------
Jankenpon #5
 
Mignon (desenhadora), Guilherme Trindade (argumentista), são os autores da banda desenhada/mangá Nidra, cuja 1ª parte (8 pranchas) se inicia neste número.
------------------------------------------------
Jankenpon #6  

Marta Carvalho (desenhadora e argumentista) foi a vencedora da 2ªedição do concurso "A Mulher e o Mundo", com uma banda desenhada sem título (que pena!) da qual aqui por cima fica visível uma das sete pranchas que a compõem.
Em conformidade com a intenção dos editores, o jornal Jankenpon passará a incluir BD fora do estilo japonês, e esta sem título é um bom exemplo.
--------------------------------------------
Jankenpon #7


 
Também incluir BD fora do estilo japonês no jornal Jankenpon é a intenção, como escrevi anteriormente, dos seus editores/responsáveis editoriais. Mais um exemplo da concretização desse princípio é Uma Mulher de Duas Bocas, título de uma excelente banda desenhada curta (10 pranchas) da autoria de um desconhecido Pedro Ferreira.
--------------------------------------
--------------------------------------
Comentário final  
   
JANKENPON é o título de uma invulgar publicação periódica de BD - a comemorar este mês de Março dois anos de publicação ininterrupta! - que tem por subtítulo Jornal de banda desenhada.

Claro que o título remete de imediato para uma origem japonesa, e com razão. De facto, "Jan Ken Pon" é o nome original do jogo "Pedra, Papel e Tesouro", com origem no Japão.

E o conteúdo do jornal não engana: com efeito, a banda desenhada de matriz nipónica é o seu foco maioritário, embora a partir do #6, inclusive, o estilo ocidental tenha começado a ocupar espaço no jornal. De realçar uma característica muito valiosa e pouco vulgar nas publicações portuguesas de BD: toda a produção publicada é de autores/as portugueses/as, tanto desenhadores/as como argumentistas.

Sendo certo que a periodicidade é apenas bimestral (louvavelmente respeitada), mas mesmo assim não deve ser fácil reunir material para preencher as habituais 48 (!) páginas (a cores) de cada jornal.

Note-se que a assumida denominação de jornal é perfeitamente compreensível e apropriada, visto que o Jankenpon é impresso em papel de jornal, e no formato tablóide (28x34cm) habitual de alguns jornais (Público, por exemplo).

Jankenpon tem um preço bastante acessível: 1
E apresenta, nas capas dos #6 e #7, um slogan curioso: Jornal de Banda Desenhada dos 9 aos 99, que vem alterar substancialmente aquele que se tinha tornado famoso na revista Tintin, que dizia: "para jovens dos 7 aos 77".

Voltando ao importante assunto da colaboração dos e das mangakas portugueses/as: a produção espalhada ao longo dos sete números publicados (mais o #0) pode causar alguma admiração. Eis os nomes dos colaboradores dos sete números publicados até ao bimestre Fevereiro/Março 2017:

#0 - Joana Rosa, Maria Borges
#1 - Joana Rosa, Íris Loureiro, Ricardo Andrade (arg.), Sara Ferreira, Gisela Martins, Maria Borges
#2 - Joana Rosa, Maria Borges, Joana Varanda (arg.), Vanessa Ribeiro, Joana Mosi
#3 - Íris Loureiro, Ricardo Andrade (arg), Joana Rosa
#4 - Sara Duarte Ferreira, Rui Zink (arg.),Ricardo Andrade (arg.)
#5 - Joana Rosa, Mignon, Guilherme Trindade (arg.) 
#6 - Joana Rosa, Marta Carvalho
#7 - Íris Loureiro, Ricardo Andrade (arg.), Pedro Ferreira, Joana Rosa

Por ordem alfabética:
Gisela Martins
Guilherme Trindade
Íris Loureiro
Joana Mosi
Joana Rosa
Joana Varanda
Maria Borges
Marta Carvalho
Mignon
Pedro Ferreira
Ricardo Andrade
Rui Zink
Sara Duarte Ferreira         

----------------------------------------
Os visitantes interessados em ver notícias anteriores sobre Mangá made in Portugal ou Jankenpon podem fazê-lo clicando no respectivo item inserido em rodapé 

Sem comentários: