quarta-feira, janeiro 25, 2017

Super-Heróis: Ética e Utopia - Seminário, Sessão III


O Seminário Banda Desenhada e Pensamento Político vai ter no sábado, 28 de Janeiro de 2017, a sua edição nº III, desta feita dedicada a um assunto que enraíza claramente na BD, Super-Heróis - Ética e Utopia. Realizar-se-á na Biblioteca dos Olivais, das 16h00 às 18h00. e conta com a participação de Pedro Moura (moderação), José Hartvig de Freitas e Helder Mendes.

Este seminário tem sempre sido em Lisboa, mas mudando de local em cada sessão. Começou pela Biblioteca Camões (1), em 26 de Novembro de 2016, e teve poiso seguidamente na Livraria Ler Devagar (2), a 10 de Dezembro de 2016. 

Mas o que verdadeiramente é digno de realce são os temas sobre os quais se debruça, que reflectem a amplitude e diversidade abrangidas pela BD: No Seminário I, o tema foi Corpo e Género, no II foi Cibernética e Transhumanismo.
A única coisa que não tem mudado é a ilustração do cartaz... de resto, muito boa, da autoria de Marco Mendes, imagens extraídas da obra Diário Rasgado. 

A organização deste ciclo de seminários, iniciado em 2016, tem sido smpre de António Baião (CHAM), Helder Mendes (CHAM), Pedro Moura (CEC-FLUL), Jorge Martins Rosa (CIC.DIGITAL)


(1) https://bedeteca.wordpress.com/2016/11/26/seminario-banda-desenhada-e-pensamento-politico-mesa-redonda-corpo-i-corpo-e-genero/

(2) http://divulgandobd.blogspot.pt/2016/12/seminario-sobre-bd-e-politica.html

Sem comentários: