terça-feira, janeiro 10, 2017

Gerador, revista com BD - "Liphant e Lorpa", por Pepedelrey











A Revista Gerador mantém teimosamente, desde o primeiro número, a obrigatoriedade de todo o conteúdo focar-se num determinado tema.

No #9, referente ao trimestre de Julho a Setembro de 2016, tudo teve de girar em redor do conceito "Memória de Elefante". Não é por acaso que, mal se começa a folheá-la, nos deparamos com um Jogo da Memória, e lá mais para o meio do miolo da Gerador lemos uma crítica escrita por Márcia Balsas sobre a obra Memória de Elefante, o primeiro livro de António Lobo Antunes, escrito em 1979.

Mas o que me interessa em especial nesta revista a mim, blogger de um blogue dedicado à BD, é a banda desenhada Liphant e Lorpa, da autoria de Pepedelrey. Claro que, por uma questão de respeito pelos direitos de autor, vou reproduzi-la parcialmente, cinco de sete pranchas. (*)

Pepedelrey é um autor de duplo talento, tanto a criar tramas ficcionais como a desenhá-las (e a colori-las, pormenor nada despiciendo). A ideia base da banda desenhada tem a ver com uma personagem masculina, com duas cabeças, e dois rostos até não muito parecidos, que se detestam. Simplesmente hilariante.

"Está sempre a dizer mal de mim. Nunca se esquece de um erro meu", diz uma das cabeças. E acrescenta: "Lamento... Nem me lembro de nenhuma razão para me lamentar".

Ou seja: está bem implícita nestas frases a [falta de] memória de elefante. Pronto, o tema-base está respeitado... 
.....................................................................      


(*) Quem ficar muito interessado em comprar este nº9 da revista para ver/ler toda a banda desenhada, pode sempre contactar a Loja Gerador, no endereço gerador.eu/loja

-------------------------------------
Para os visitantes que quiserem ver postagens anteriores relacionadas com os temas BD Portuguesa em revistas não especializadas ou Gerador Revista bastar-lhes-á clicar nos respectivos itens visíveis em rodapé 

Sem comentários: