quarta-feira, janeiro 18, 2017

Críticas e Notícias Sobre BD na Imprensa (XXXII) - Mangá Sobre Ciência





          Bióloga Marinha Ana Veríssimo, argumentista de BD tipo mangá

Mais uma boa nova relacionada com BD - neste caso concreto, com mangá -  noticiada por um jornal, o Público, na sua edição de 16 de Janeiro de 2017, através de extenso artigo de duas páginas, assinado por Teresa Serafim. Através dela, fica a saber-se que temos uma cientista portuguesa que também é argumentista/guionista de BD, na vertente de mangá.

Com a devida vénia à citada jornalista e ao jornal, tomo a liberdade de transcrever alguns excertos.

"Há menos mulheres do que homens a estudar e a trabalhar na ciência em todo o mundo. (...) Será possível fazer carreira na ciência? Ana Veríssimo, uma investigadora portuguesa no Japão, pensa que sim - e decide criar aventuras em manga para pôr as raparigas no caminho da ciência.
A história que Ana Veríssimo decidiu criar em manga, a banda desenhada japonesa, tem quatro protagonistas: Mari, Jun, Miki e Yui. Vão viver aventuras com ciência, para mostrar que as meninas também podem ser cientistas. Ana Veríssimo centra-se nas STEM do acrónimo inglês science, technology, engineering e mathematics. (...)
"(...) "Sempre gostei de comunicar ciência", diz-nos Ana Veríssimo sobre a motivação para criar esta série. Mais dois factores a fizeram avançar: cresceu a ler banda desenhada e, desde 2016, no Japão, comprovou a influência que a manga tem nos japoneses. Contudo, não há manga sobre ciência. (...)
"(...) Ana Veríssimo quis mudar a situação. Em STEM Heroes as personagens são estudantes de ciências (...)"
"(...) A ideia de Ana Veríssimo surgiu há seis meses. E está a concretizá-la com a ajuda de colegas japoneses. A ilustração é da estudante de Arte Eri Mine. (...)"
"(...) Por agora, a cientista portuguesa procura financiamento para a publicação do livro. Escolheu a plataforma de financiamento colectivo Kicksarter, onde pede 6900 libras (cerca de 8000 euros) (...)"
"(...) Ana Veríssimo espera que o livro seja publicado em Abril. Terá uma versão em inglês, escrita por si, e outra em japonês, traduzida por uma polaca que vive no Japão há 24 anos, Anna Nakamura. 
E em português? "Se houver público português, também haverá uma edição", responde. (...)"
"(...) Será que Ana Veríssimo se revê nas personagens que criou? "Sou um bocadinho de cada uma." E conta que nunca sentiu a pressão de ser mulher e de seguir o caminho da ciência (...) Por isso decidiu fazer o curso de Biologia Marinha, na Universidade do Algarve (...)"

Nota do blogger - Incluí esta notícia também na etiqueta Mangá "made in" Portugal, embora tenha consciência que não é verdadeiramente o caso, porque está a ser made in Japan, mas na base da mangá está uma portuguesa...         

----------------------------------------
Os interessados em ver as 31 anteriores postagens deste tema "Imprensa - Críticas e Notícias sobre BD" (com início em 15 de Julho de 2005) poderão fazê-lo, bastando para isso clicar nesse item visível aqui por baixo no rodapé   

Sem comentários: