segunda-feira, dezembro 12, 2016

Carolina Beatriz Ângelo - Apresentação do livro de BD


O livro de BD intitulado Carolina Beatriz Ângelo  Pioneira na Cirurgia e no Voto teve lançamento no Amadora BD 2016. Mas sendo uma obra dedicada a alguém que teve papel preponderante na cirurgia, é natural que a Ordem dos Médicos faça uma apresentação especial nas suas instalações em Lisboa desta banda desenhada, concebida e realizada totalmente (argumento, guião, layout, arte final, legendagem e colorização) por José Ruy, o mais activo veterano da BD portuguesa.
Quanto à personagem biografada, reproduzo um excerto do texto publicado no Medi.com - Boletim Informativo da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos - Nº 201 - Nov/Dez 2016:
"(...) vulto importante da Medicina portuguesa do início do século XIX, Carolina Beatriz Ângelo foi a primeira mulher portuguesa a fazer uma cirurgia e também a primeira mulher a votar no nosso país. (...)"
É esta ilustre personagem (1), e em paralelo a obra de banda desenhada, que serão apresentadas hoje, dia 12 de Dezembro, 2ª feira, pelas 18h30, na Biblioteca Histórica da Ordem dos Médicos (2) pelo historiador Dr. João Esteves e pelo Dr. Jaime Teixeira Mendes, presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos.
(1) Carolina Beatriz Ângelo, Abril 6, 1878, Guarda; Outubro 3, 1911, Lisboa 
(2) Avenida Almirante Gago Coutinho, nº 151 - Lisboa

Sem comentários: